Biografia

Dom Tomé Ferreira da Silva nasceu em Cristina (MG), em 17 de maio de 1961, sendo o décimo filho de uma família de doze irmãos, constituída pelo Sr. Sebastião Ferreira da Silva e D. Ana Ferreira da Silva, já falecidos.

Foi acolhido no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, em Campanha, em fevereiro de 1975 e ordenado sacerdote no dia 1º de janeiro de 1987, em Cristina (MG), por Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral, já falecido.

Formação Acadêmica: o ensino fundamental e o ensino médio foram realizados nas Escolas de São Domingos Sávio e Cônego Artêmio Schiavon, em Cristina e no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores e Escola Estadual Vital Brasil, em Campanha. 
Em 1982 concluiu o Curso de Filosofia, no Seminário Diocesano São José, em Três Corações e, em 1986, o Curso de Teologia, realizado no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, agregado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ).

Na Universidade Vale do Rio Verde, em Três Corações, concluiu os cursos de Estudos Sociais em 1989 e História em 1990.

Mestrado em Filosofia - Especialização em Filosofia Teorética, pela Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, concluído em 1993. Pós-graduação "latu senso" em Filosofia Contemporânea, concluído em 1998, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).

Trabalhos Pastorais: Na diocese de Campanha, trabalhou nas seguintes paróquias: Nossa Senhora das Dores, em Boa Esperança, Santa Isabel, em Heliodora, Santa Catarina de Alexandria, em Natércia, Nossa Senhora da Conceição, em Conceição das Pedras, Sagrada Família em Três Corações.

Foi membro dos seguintes organismos diocesanos: Conselho Presbiteral, Conselho Administrativo e Conselho Pastoral. Foi coordenador diocesano da Pastoral da Liturgia. Foi professor, vice-reitor e reitor do Seminário Diocesano São José, do Curso de Filosofia na diocese de Campanha. Professor de Filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, na arquidiocese de Pouso Alegre (MG). No Regional Leste 2 da CNBB, foi representante da diocese de Campanha na Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil e na Comissão de Liturgia.

Foi eleito bispo no dia 9 de maio de 2005 e ordenado no dia 13 do mesmo mês na cidade de Cristina (MG). Tomou posse do ofício de Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo no dia 28 de maio de 2005.
Atualmente é Vigário Episcopal na Região Episcopal Ipiranga, Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo, Moderador da Cúria Metropolitana de São Paulo, Bispo Assessor da Pastoral Vocacional, dos Seminários e do Laicato na Arquidiocese de São Paulo.

6 comentários:

  1. dom tome,
    que saudades do senhor!
    vivo agora em Piracicaba mas me lembro com carinhos dos nossos encontros na novilho.... lembra?
    sua benção,
    Claudinei Pollesel

    ResponderExcluir
  2. Dom Tomé, Seja Bem Vindo a Diocese de São José do Rio Preto - SP, como nosso Bispo Diocesano.... Eu como Técnico da WebTV Estação 104 e Rádio Estação 104 lhe dou as Boas Vindas em nossa cidade...

    ResponderExcluir
  3. Carissimo e Reverendíssimo Dom Tomé Salve,
    eu saúdo a Igreja particular de São José do Rio Preto e a
    parabenizo pela nomeação do novo Bispo diocesano nomeado por Bento XVI, bem como pela Sua aceitação a essa, que é vontade de Nosso Senhor.
    Seu lema é fruto de uma brilhante inspiração do Amor de Deus e Maria Santissima pela pastoral que deves assumir pela Verdade e pelo Amor em direção à Santidade de todos Seus agora diocesanos.
    Deus seja louvado.
    Abraço fraterno.

    Prof.Lino

    ResponderExcluir
  4. DOM Tomé

    Parabéns por ser um BISPO "blogueiro" e "facebookeiro", o ciberespaço precisa das palavras dos Bispos, Padres...
    Na Internet encontramos muito joio... mas estamos tendo a GRAÇA de encontrar muito trigo também...

    Sou professora, pesquisadora e catequista blogueira, fiquei muito feliz em conhecê-lo no ciberespaço.

    Abraço em Cristo

    Maria Angela - Arquidiocese de Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  5. Dom Tomé,
    Não sabia da existência de seu blog, fico feliz por encontrá-lo, dá para mantermos contato. Gostaria de saber como acessar a missa de dia das mães celebrada pelo senhor em São José do Rio Preto, pois minha vó quer ver.
    Amplexo,
    THIAGO E DÔ.

    ResponderExcluir
  6. Dom Tomé ,primeiramente sua benção.
    Foi uma alegria te encontar de novo, apesar de ser no blog. Ficamos contente com sua nomeação para São José do Rio Preto.
    Participamos contigo na missa via televisão.
    Rafael e Lourdes Saullo
    Vindo as Gerais, não deixe de passar em Passa Quatro, para tomar um Guaranita como os amigos. Atrazado um dia, mas lhe desejamos muitos anos de vida com bastante saúde e sabedoria para continuar conduzindo o povo de Deus para aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.Um brinde com Guaranita pela data de seu aniversário.

    ResponderExcluir