segunda-feira, 5 de março de 2018

CANTAR A SEMANA SANTA

A Semana Santa, para nós cristãos, é a grande semana, tanto do ano civil como do ano litúrgico. Motivo impulsor para que a Equipe Diocesana de Liturgia da Diocese de São José do Rio Preto promovesse uma semana de formação litúrgico-musical para os fiéis diocesanos.

Os encontros, que reuniram cerca de 300 pessoas por noite, foram realizados na Paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento de Monte Serrat, na Vila Maceno, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 e 02 de março, com a presença do assessor de música litúrgica da CNBB, o jesuíta Ir. Fernando Vieira.

Ir. Fernando mostrou a importância de escolher corretamente as músicas para cada rito e celebração da Semana Santa, em especial do Tríduo Pascal, além de erradicar algumas dúvidas que o povo exprimiu sobre os cantos litúrgicos em geral.

As quatro noites foram de grande aprendizado, humor e momentos arrepiantes, quando houve a participação de todos nos ensaios de algumas músicas. O assessor da CNBB não somente trouxe novo repertório como também motivou a escolha de músicas conhecidas do povo de Deus.

A formação litúrgico-musical também foi destinada aos sacerdotes da diocese, que se encontraram com o jesuíta no dia 28 de fevereiro, na Casa do Clero. Para os presbíteros, o enfoque foi ensinar a cantar as partes fixas da Semana Santa, além de ser reforçada a importância do estudo da música e do incentivo aos grupos de canto de cantar a liturgia corretamente. No período da tarde, juntaram-se aos padres os seminaristas, que participaram, também, das quatro noites de formação ao lado de leigos e leigas.

Para o ano que vem, a Equipe Diocesana de Liturgia está preparando uma surpresa envolvendo o Ir. Fernando, que retornará à diocese.


Pedro H. Sant’Ana Machado
Seminarista
Membro da Equipe Diocesana de Liturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário