quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

RETIRO ANUAL DO CLERO


A prática do retiro é uma prática de antiga tradição e que encontra fundamento na Sagrada Escritura, e é bastante recomendada pelo magistério da Igreja. Seguindo essa lógica, todos os anos os padres tem como propósito o retiro. Na diocese de São José do Rio Preto há dois retiros, um que acontece em fevereiro e outro que acontece em julho, para que todos tenham a oportunidade de fazer essa experiência.

O primeiro retiro do ano está em andamento e teve início na última segunda-feira, 05 de fevereiro, e encerra-se amanhã, 09 de fevereiro, sendo realizado no Seminário Santo Antônio localizado no município de Agudos-SP.

O retiro está sendo orientado pelo bispo da diocese de Amparo-SP, Dom Luiz Gonzaga Fechio, que reflete textos da Sagrada Escritura como o Evangelho de Lucas, capítulo 4, versículos 14-30, onde o evangelista apresenta o programa de Jesus, expondo também o decreto conciliar Presbyterorum Ordinis que trata do ministério e vida dos sacerdotes com a intenção de atualizar a experiência, renovando a vida no Espírito. Outra temática abordada relembra as reflexões do papa Francisco que constantemente volta ao documento de Aparecida para lembrar o discipulado missionário.

O retiro também é uma ótima oportunidade de encontro do clero que junto com o bispo renova suas forças para inspirar o trabalho pastoral nas comunidades da diocese. O retiro é dinamizado com momentos de fraternidade, momentos de reflexão conduzidas pelo pregador, momentos de silêncio, celebrações eucarísticas, celebração da liturgia das horas e momentos de devoção como a reza do terço. O retiro se encerra-se amanhã com a celebração eucarística seguida do almoço ao meio dia.

Pe. Marcelo Vieira
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São José do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário