sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO CELEBRA 89 ANOS


No dia 25 de janeiro de 2018, Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, grande missionário, nossa diocese comemorou 89 anos da sua criação.

Nossa diocese foi desmembrada da diocese de São Carlos. Seu primeiro bispo, Dom Lafayete Libânio, liderou os trabalhos para dar à nova diocese a configuração que ela tem hoje. A ele e aos operários da primeira e da última hora, os recém-chegados às nossas pastorais, movimentos, associações e outros organismos o nosso muito obrigado.

Para marcar a data, nosso bispo diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva, presidiu missa solene, ocasião em que conferiu o ministério de acólito aos seminaristas João Carlos e Mateus, do 4º ano de teologia. Ponto alto da celebração foi a ordenação diaconal dos seminaristas Thiago e Carlos.

Nesta celebração, contamos com a participação de um grande número de padres, religiosos e religiosas, diáconos, algumas autoridades civis e uma multidão de fiéis que lotaram a Catedral.

Em sua homilia, Dom Tomé destacou, dentre vários pontos, a missão dos diáconos de propagar a Palavra de Deus em tempo integral. Falou também sobre a necessidade de se pregar o Evangelho através das novas línguas da sociedade e da falta de ousadia em se evangelizar onde mais precisa: “Faz muita falta em nossos dias o testemunho de São Paulo”, afirmou.

Após o rito da ordenação, o Pe. Irineu, reitor do Seminário Propedêutico, apresentou os jovens que ingressaram neste ano na formação. Em seguida, o Padre Leonel, reitor do Seminário Maior Diocesano, apresentou os seminaristas que ingressarão neste ano nos cursos de filosofia e de teologia. Todos eles foram acolhidos pelos presentes e abençoados por Dom Tomé.

Agradeçamos a Deus pela caminhada desta diocese, pelas lutas vencidas, pelas alegrias desfrutadas, pelas graças alcançadas, pelos maravilhosos frutos produzidos e pelos outros que continuam sendo colhidos.

Que o Imaculado Coração de Maria e São José de Botas, grandes intercessores nossos junto ao Pai, nos obtenham a graça de santas vocações, conceda à nossa Igreja, que vai completar no ano que vem o 90º aniversário de sua criação, mais operários para a sua messe.

Pe. Deusdet Aparecido Zanfolim
Cura da Catedral de São José




Nenhum comentário:

Postar um comentário