quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto

No dia 08 de novembro deste ano, aconteceu em Votuporanga/SP, no Centro de Pastoral da Paróquia São Bento, a reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, contando com a presença das dioceses paulistas: Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Franca, Jaboticabal, São José do Rio Preto, Barretos, Jales, Catanduva e Votuporanga.

O encontro foi coordenado por Dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, e contou com a presença dos senhores bispos, coordenadores de pastorais, representantes dos presbíteros e dos padres assessores do setor juventude das respectivas dioceses da província. Os trabalhos foram assessorados por: Dom Antônio Emídio Vilar, bispo diocesano de São João da Boa Vista e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, que apresentou o tema de reflexão” XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos ’Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’”

A nossa diocese foi representada pelo nosso bispo diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva, e pelos padres: Gerson Carlos Cavalin, coordenador de pastoral, Marcos Antônio Figueira, representante dos presbíteros e Rafael Dalben, assessor diocesano do setor juventude.

Dom Tomé tomou a palavra junto com Frei Francisco, de Jaci, para propor aos senhores bispos a criação de um Centro de Tratamento especializado para sacerdotes que apresentam problemas com drogadição, distúrbios e qualquer outro tipo de doenças; o assunto foi lançado para apreciação dos responsáveis das dioceses ali representadas.

No encontro também foram apresentadas, em forma de avaliação, as ações pastorais significativas de cada diocese, com destaque para o Ano Mariano, que foi celebrado de forma jubilar por todas as dioceses presentes. Também foi apresentada de forma positiva a avaliação da 39ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB, que aconteceu em Itaici/SP, no mês de outubro.

Por fim, foram apresentadas propostas para celebrar o Ano Nacional do Laicato em nossa Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, valorizando os leigos e leigas como sujeitos eclesiais na ação pastoral da Igreja e na sociedade verdadeiramente como “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14).

Padre Gerson Carlos Cavalin
Coordenador Diocesano de Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário