sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Reunião da Comissão Episcopal Representativa Ampliada do Regional Sul 1 da CNBB

No dia 16 de novembro deste ano, aconteceu em São Paulo, Capital na sede da CNBB Regional Sul 1, a reunião da Comissão Episcopal Representativa Ampliada do Regional Sul 1 da CNBB, contando com a presença dos sub-regionais das várias dioceses paulistas: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto (RP 1 e RP 2), São Paulo (SP 1 e SP 2) e Sorocaba.

O encontro foi coordenado por Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Campinas e presidente do Regional Sul 1, e contou com a presença dos senhores arcebispos, bispos, sub-secretários de cada regional, representantes das diversas pastorais e movimentos que atuam na pastoral da Igreja servindo o povo de Deus no Estado de São Paulo.

O nosso sub-regional (RP 2) foi representado pelo nosso bispo diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva, bispo referencial do regional, e padre Gerson Carlos Cavalin, coordenador de pastoral e sub-secretário.

O Regional Sul 1 realiza várias reuniões ao longo do ano, ora somente com os bispos, ora com um número ampliado de pessoas para discutir, preparar o andamento dos trabalhos no regional. Na reunião foram apresentadas, em forma de avaliação, as ações pastorais significativas de cada regional. Os coordenadores de pastorais, movimentos e organismos que atuam no Estado de São Paulo apresentaram seus trabalhos para o conhecimento de todos os presentes. Também foi apresentada de forma positiva e bem detalhada a avaliação da 39ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB, que aconteceu em Itaici/SP, no mês de outubro. Foi apresentado também o projeto missionário do regional Sul 1, que acontece na Amazônia e na África, em Moçambique.

Por fim, foram apresentadas propostas para celebrar o Ano Nacional do Laicato em nossas dioceses paulistas, valorizando os leigos e leigas como sujeitos eclesiais na ação pastoral da Igreja e na sociedade verdadeiramente como sal, luz e fermento no Mundo.


Padre Gerson Carlos Cavalin
Coordenador Diocesano de Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário