Retiro do Clero | Misericórdia na Vida Presbiteral


Entre 10 e 14 de julho, a segunda turma do Presbitério de nossa Diocese esteve em Retiro Espiritual acompanhada por dom João Muller, bispo de Lorena/SP.

 Foram dias de intensa espiritualidade; permitindo que cada um pudesse parar, respirar, pensar e amar. Às vezes vivemos o cansaço físico; aí basta uma boa noite de sono para que nos refaçamos. Outras vezes o cansaço é espiritual. Para esse, só o Pai pode nos refazer.

 Na nossa vida e missão o Deus Misericordioso nos conduz. Diante dessa realidade, somos convocados a refletir: nós, somos imagem desse Deus? Diante do clamor do Papa Francisco, no ano Santo da Misericórdia, descobrimos que esta é a característica fundamental do nosso relacionamento com as pessoas e entre nós?

 A missão da Igreja é anunciar a Misericórdia de Deus; por isso devemos “repropor” uma nova Evangelização, com entusiasmo e a partir de uma Pastoral Renovada. Na linguagem do Papa Francisco: “fazer a experiência de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais.”

  O tema do Retiro, “Uma Igreja Misericordiosa”, foi central nestes dias. É claro que outros pontos foram tratados; acima de tudo a motivação à oração de forma pessoal, no silêncio ou nos momentos comunitários.
 Destaco, no final desse resumo, a experiência de dedicar uma hora em Oração pessoal e silenciosa ao dia. Recordo a frase do bispo pregador: “podem deixar de lado tudo o que falei, se vocês conseguirem silenciar uma hora por dia e rezar a Deus”.

 Que assim seja e que venham os frutos deste Retiro em nossa Ação Pastoral. Amém.

Pe. Luiz Caputo
Pároco Reitor do Santuário São Judas Tadeu

Comentários

Confira as últimas postagens do site da Diocese de São José do Rio Preto