segunda-feira, 17 de julho de 2017

Retiro do Clero | Misericórdia na Vida Presbiteral


Entre 10 e 14 de julho, a segunda turma do Presbitério de nossa Diocese esteve em Retiro Espiritual acompanhada por dom João Muller, bispo de Lorena/SP.

 Foram dias de intensa espiritualidade; permitindo que cada um pudesse parar, respirar, pensar e amar. Às vezes vivemos o cansaço físico; aí basta uma boa noite de sono para que nos refaçamos. Outras vezes o cansaço é espiritual. Para esse, só o Pai pode nos refazer.

 Na nossa vida e missão o Deus Misericordioso nos conduz. Diante dessa realidade, somos convocados a refletir: nós, somos imagem desse Deus? Diante do clamor do Papa Francisco, no ano Santo da Misericórdia, descobrimos que esta é a característica fundamental do nosso relacionamento com as pessoas e entre nós?

 A missão da Igreja é anunciar a Misericórdia de Deus; por isso devemos “repropor” uma nova Evangelização, com entusiasmo e a partir de uma Pastoral Renovada. Na linguagem do Papa Francisco: “fazer a experiência de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais.”

  O tema do Retiro, “Uma Igreja Misericordiosa”, foi central nestes dias. É claro que outros pontos foram tratados; acima de tudo a motivação à oração de forma pessoal, no silêncio ou nos momentos comunitários.
 Destaco, no final desse resumo, a experiência de dedicar uma hora em Oração pessoal e silenciosa ao dia. Recordo a frase do bispo pregador: “podem deixar de lado tudo o que falei, se vocês conseguirem silenciar uma hora por dia e rezar a Deus”.

 Que assim seja e que venham os frutos deste Retiro em nossa Ação Pastoral. Amém.

Pe. Luiz Caputo
Pároco Reitor do Santuário São Judas Tadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário