segunda-feira, 10 de julho de 2017

Assembleia Sul I


Como de costume, após a realização da Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil, realiza-se a Assembleia dos Regionais, no início de Julho deste, em Aparecida. Os Bispos se reuniram em Assembleia para a realização da Regional Sul I; estando presentes os Bispos de todo o estado de São Paulo (Sul I) com seus coordenadores de pastorais e mais os representantes da comissões dos diversos assuntos. Toda a assembleia transcorreu num clima agradável de orações, espiritualidade, partilha e fraternidade; foram apresentados e tratados vários assuntos, entre os quais destacamos dois:

O projeto Missionário da CNBB Sul I, e o Laicato.

Dentro do projeto Missionário destacamos ações: uma, Igrejas irmãs, a Igreja no Regional Sul I assume o norte I para auxiliar com envio de missionários, padres religiosos e até mesmo leigo para ação evangelização na Igreja irmã no regional da CNBB Norte I; outra, ação “ad gentes” indo até a diocese de Pemba na África; esta ação está em andamento para a preparação e formação dos missionários para conhecimento da realidade e necessidade local e desenvolvimento da ação missionária naquela região em favor de anúncio do Evangelho de Jesus Cristo em Edificação do Reino de Deus para o bem de tão necessitada população. Para esse projeto esperamos a sensibilização de todos , pois já com missionários e dioceses que se disponibilizaram para isso, há necessidade de preparar alguns recursos para a realização do projeto tal como: casa, poço, utensílios, carro, outros subsídios e até auxílio financeiro para a realização de tão bela e importante obra.

Quanto ao Laicato, à Luz do doc. 105, tendo em consideração toda uma realidade de um mundo pós moderno, atenta e preocupada com tudo, a Igreja valoriza a importante ação do leigo na Igreja e na sociedade. Com isso, a realização da Assembleia das Igrejas será conduzida e iluminada com o doc. 105 e a realização do ano do Laicato para que Clero e Leigos, cada um no que é próprio ao seu estado de vida, assumam em unidade o seu papel na vivência do mandato de Cristo, como um testemunho Cristão no mundo de hoje. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, nisto todos saberão que vós sois meus discípulos”.

Pe. Leonildo Pierin
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - São José do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário