quarta-feira, 29 de março de 2017

55ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL.

Entre os dias 26 de abril e 05 de maio do ano em curso, em Aparecida, SP, realizar-se-á a 55ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, anexo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O tema central, que ocupará a atenção dos bispos brasileiros, será a “Iniciação à Vida Cristã no processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo”. O assunto foi sugerido pelos bispos que assessoram a Dimensão Bíblico-Catequética nos diversos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e foi acolhido pelos bispos responsáveis pela escolha do tema central e demais temas das assembleias ordinárias da CNBB.

Temas que serão prioridade durante a Assembleia: relatório anual do Presidente; assuntos de liturgia; temas da Comissão para a Doutrina da Fé; propostas da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé; informe econômico; Amoris Laetitia; Novas formas de consagração e Novas Comunidades.

Assuntos que serão abordados: análise da conjuntura político-social do Brasil; conjuntura eclesial; XV Sínodo dos Bispos; reflexão e escolha do local do próximo Congresso Eucarístico Nacional; palavra do Secretário Geral do CELAM; metodologia da Assembleia Geral; comunicações gerais das Comissões Episcopais Pastorais.

O centro diário das atividades será a Celebração Eucarística na Basílica Nacional, com participação dos peregrinos, sempre no início da manhã. Durante o dia serão realizadas as orações da Liturgia das Horas. O retiro espiritual será orientado por Dom Bernardo Bonowitz, Abade Trapista. Uma celebração ecumênica marcará os 500 anos da Reforma Protestante. Uma procissão e celebração marcará os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima.

A Assembleia Geral da CNBB é um momento de colegialidade dos bispos e dioceses do Brasil, sempre em comunhão com o Santo Padre o Papa Francisco. É uma ocasião única onde os bispos podem partilhar as alegrias, desafios e dores do ministério episcopal, a partir da experiência própria que realizam em suas respectivas dioceses. Ocorre um mútuo conhecimento e aprofundamento da amizade entre os pastores do Povo de Deus.

Acompanhemos com nossa oração a preparação e a realização desta 55ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Durante o seu desenvolvimento, podemos participar acompanhando os trabalhos e a Missa diária através dos meios de comunicação vinculados à Igreja Católica.

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP