quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Retiro dos Seminaristas


Dos dias 26 a 28 de janeiro, nós, seminaristas da diocese de São José do Rio Preto, do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus e do Seminário Propedêutico Nossa Senhora Rainha da Paz, vivenciamos o retiro anual no Seminário Franciscano Santo Antônio, na cidade de Agudos–SP, sob a orientação do Padre Vladimir Hergent, da diocese de Limeira–SP.

Durante esses dias tivemos vários momentos de reflexão e oração íntima com Deus, além das missas, liturgia das horas, oração do santo Terço em caminhada e momentos de espiritualidade em comum. O padre Vladimir falou de diversos temas relacionados à vida de seminário e à espiritualidade cristã.

Refletimos sobre a vida de oração e as suas facilidades e dificuldades; o sentimento de medo de “ir além” e de fazer a vontade de Deus; o caminho de formação no seminário e da vida presbiteral que exige de nós abertura para uma conversão diária; o pecado, enfatizando os pecados capitais, que estão intimamente ligados entre si e que nos leva a outros pecados; a experiência com a misericórdia de Deus e o chamado de sermos misericordiosos com os irmãos.

Foram, portanto, dias de profunda reflexão pessoal e oração, nos quais pudemos nos reabastecer espiritualmente para dar início a mais um ano formativo e acadêmico.

Carlos César Ciol – 4° ano de teologia | Seminário Maior Diocesano Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário