segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Retiro do Clero: Descansar no colo de Deus

Aconteceu doas dias 13 a 17 de fevereiro no seminário Santo Antônio no Alto da Serra em São Pedro o Retiro Anual do primeiro grupo de padres de nossa diocese de São José do Rio Preto.

O retiro teve como pregador o Bispo diocesano de Barretos Dom Milton Kenan Junior, que trabalhou de forma geral a Parábola do Filho Pródigo. (Lc 15:11-32).

Dom Milton deixou claro que o protagonista do retiro é o Espirito Santo de Deus, que age no coração e na vida de quem se dispõem a ouvir, de quem se dispõem a entra no deserto e ouvir Deus que fala ao coração. A experiência do retiro é o tempo bonito de ouvir a voz de Deus.

O retiro foi dividido em horários de orações, colocações e celebrações, momentos bonitos de fé e de um verdadeiro encontro com Deus. A cada colocação, eram apresentados textos bíblicos que levavam a reflexão e também a oração.

Ao apresentar a parábola do Filho Pródigo Dom Milton levou a cada um a refletir sobre cada personagem refletido, sobre cada atitude, e nas atitudes dos personagens da parábola olhar também as nossas atitudes como presbíteros e pastores do povo de Deus, olhar nossas atitudes como pessoas, como cristãos. Antes de iniciar as reflexões do dia Dom Milton sempre apresentava textos do Santo Padre Francisco, verdadeiras perolas para nossos dias, perolas de misericórdia e de vida que nos ensinam a viver bem o nosso dia paroquial com nosso povo.

O retiro teve seu termino no dia 17 de fevereiro com a celebração da santa Missa e o agradecimento amigo do representante dos presbíteros padre Marcos Figueira a Dom Milton, que por sua vez alegrou o coração de todos nós ao afirmar sua alegria de poder ter estado com cada um de nós que ali estávamos.

Realmente o retiro foi um verdadeiro descansar no Colo de Deus, foi um verdadeiro momento reflexivo e formativo para todos nós, momento de encontro com Deus por meio de sua Palavra, mas principalmente por meio de seu Amor Misericordioso que não se cansa de nós perdoar e amar a cada dia.

“Atrai-me, Senhor! Leva-me ao deserto contigo! Fala ao meu coração! Quero conhecer tua voz e provar da tua intimidade.”

Padre Carlos Eduardo Nascimento
Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Monte Aprazível

Nenhum comentário:

Postar um comentário