terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Seminarista Mateus Benvenido participa do Curso de Espiritualidade no Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Entre os dias 02 e 14 de janeiro de 2017 eu e o seminarista Patrick fomos enviados pelo nosso bispo diocesano D. Tomé para mais um ano de curso no Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

O curso de extensão que pelo segundo ano consecutivo estou realizando, é realizado no campo da espiritualidade e é dividido em três módulos, ou seja, é realizado no tempo de três anos.

Para mim, fazer o curso de espiritualidade está sendo uma experiência bastante intensa e salutar, nossas aulas se estendem no prazo de duas semanas, com horários bastantes acirrados, ideal oportunidade de aprender e aplicar os ensinamentos a serviço da minha diocese de São José do Rio Preto e do povo de Deus.

Nossa turma de espiritualidade neste ano foi a mais numerosa do Centro Salesiano com 53 alunos entre padres, freiras e seminaristas. Nossa relação é de bastante amizade, pois a cada ano temos a oportunidade de encontrar os amigos dos anos anteriores e conhecermos mais pessoas para nosso círculo de amigos.

As disciplinas que temos contato no curso de espiritualidade são as mais diversificadas: do campo teológico, bíblico, pastoral e até mesmo filosófico. Todas essas instâncias nos ajudam a compreender e vivenciar de modo mais cristocêntrico as mais variadas ramificações que a espiritualidade possui. A espiritualidade cristã deve ser cristocêntrica, mas principalmente trinitária, ou seja, uma espiritualidade que não valoriza as Três Pessoas divinas, em suas particularidades, totalidade e unidade não pode ser uma espiritualidade verdadeiramente cristã. A verdadeira espiritualidade cristã não pode ser alienada a um transcendentalismo intimista e alienante, isto é, fora do mundo concreto, mas precisa estar comprometida com a realidade presente e nunca se distanciar dos mais pobres e sofredores deste mundo. Foi essa espiritualidade pregada por Cristo Jesus e vivenciada pelos apóstolos e santos da Igreja ao longo da história. Uma vida centrada nas Três Pessoas divinas encontra espiritualidade em todos os momentos vividos e conduz a uma feliz eternidade.

Quero agradecer de coração nosso bispo D. Tomé que busca com afinco incentivar seus seminaristas a se aperfeiçoarem mais nos estudos e na vida de oração autêntica que se reflete de modo relevante numa vida cheia de espiritualidade e amor por Cristo e sua Igreja.

Desejo que nossa diocese de São José do Rio Preto sempre busque, a exemplo de nosso bispo, auxiliar e incentivar padres e seminaristas a aprenderem e conhecerem mais os caminhos do Senhor por meio do estudo cotidiano e de uma vida de oração, caridade e simplicidade dentro do seio da Mãe Igreja.

Seminarista Mateus Benvenido Alves Esteves
Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário