segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Pós-Graduação em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens

Entre os dias 02 e 14 de janeiro estive na cidade de São Paulo juntamente com o seminarista Mateus, a pedido da equipe de formação e do nosso Bispo Dom Tomé, cursando o primeiro modulo da Pós-Graduação em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens, oferecido pelo Centro Universitário Salesiano. O curso é dividido em três módulos intensivos realizados durante o mês de janeiro, período de férias do seminário.

A formação no acompanhamento de jovens e adolescentes tem sido um dos focos do trabalho da Comissão Episcopal da Pastoral para a Juventude da CNBB, desde a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil em 2013. Esta pós-graduação tem por objetivo capacitar pessoas que trabalharão com adolescentes e jovens em diversas realidades de nossa sociedade e tem por base a dimensão teológica e psicológica.

Acompanhar as mudanças da cultura juvenil tem exigido cada vez mais de lideres e agentes de pastorais uma preparação melhor para realizar um trabalho eficaz com nossos jovens e adolescentes. Não podemos ficar no velho bordão “A juventude é o futuro da Igreja e da sociedade”: a juventude precisa ser o presente, a protagonista desta transformação a que almejamos. É preciso, pois, proporcionar uma sólida formação em nossas comunidades para que sejamos capazes de analisar criticamente a realidade, criando meios e projetos que visam a transformação das realidades negativas vividas pela nossa juventude atual.

Há anos trabalho com adolescentes e jovens conduzindo pregações e reflexões dos mais variados temas. Este curso veio em um momento oportuno do meu processo formativo no seminário, agregando ainda mais conhecimento, sobretudo pratico, de como melhorar a relação com a juventude e com os adolescentes, orientando-os, confrontando-os com as realidades negativas do mundo e convidando-os a viver a partir dos valores do Evangelho de Jesus Cristo.

Seminarista Patrick de Oliveira - 2° ano de Teologia
Seminário Maior Diocesano Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário