segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Pe. Leonildo e prof. Érico fazem pós-graduação em pastoral


Nos dias 10 a 26 de janeiro participaram do primeiro módulo do curso de Especialização Pastoral numa Igreja em Saída, o coordenador de pastoral da Diocese Pe. Leonildo Pierin e o professor Érico Fumero do Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus.

O curso “Pastoral numa Igreja em Saída” nasceu das inspirações provocadas pelo magistério do Papa Francisco e quer ser uma resposta, um sopro novo do Espírito, aos desafios que a Igreja enfrenta, fazendo frente ao instalado cansaço generalizado, e a certa “desilusão” e até apatia em leigos e presbíteros, diante de uma pastoral fragmentada e de mera manutenção.

O curso acontece em três módulos no período das férias, e é oferecido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, MG e visa propor caminhos novos, teórico e prático, para a ação evangelizadora e pastoral da “Igreja em saída”, no mundo contemporâneo.

No primeiro módulo foi apresentado aos alunos as diversas dimensões da crise atual do ponto de vista teológico. Também releram o Concílio Vaticano II, redescobrindo sua concepção eclesiológica ao mesmo tempo que verificaram seus limites hoje. Realizaram uma análise eclesiológica indicando cenários e tendências, com o objeto de compreender a crise como tempo favorável para o anúncio do evangelho. E chegaram a confirmação de que voltar a Jesus e segui-lo com fé como discípulo é o desafio de ser cristão no tempo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário