segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Membros da nova Diretoria da Cáritas Diocesana visitam espaços sociais mantidos e administrados pela entidade

A Cáritas é uma entidade da Igreja Católica, presente no mundo todo e mais de 200 países, foi fundada há 120 anos em Friburgo na Alemanha em 1897. No Brasil foi fundada no dia 12 de novembro de 1956, portanto há 60 anos. A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Neste contexto em 22 de maio de 1966, é criada na Diocese de São José do Rio Preto, a Cáritas Diocesana de São José do Rio Preto, onde além de inúmeras atividades sociais realizadas nas Paróquias através das Cáritas Paroquiais, entidades independentes que formam junto com a Cáritas Diocesana a grande Família Cáritas de nossa Diocese. Com forte ação na área da social, atuando no segmentos da educação, assistência social, preservação de direitos e defesa da dignidade humana.

Hoje a Cáritas Diocesana de São José do Rio Preto, sob a presidência do Sr. Nelson Junio Santos Rodrigues – gestão 2017/2018, mantem e administra através de Convênios com a municipalidade, 06 (seis) unidades do Projeto Cidadão/PAEC com atendimento a crianças com atividades complementares ao ensino escolar, onde são oferecidas a 680 crianças atendidas entre 06 e 15 anos, acolhimento, alimentação, e aulas/atividades de esportes, pedagogia, dança, teatro, informática, capoeira e musica, empregando 70 profissionais. 01 (uma) Creche para o acolhimento, cuidado e atendimento de 197 crianças entre 3 meses de vida até 04 anos de idade, oferendo a estas crianças alimentação e educação através de um ensino de qualidade com todos os demais cuidados necessários, para isto conta com 38 funcionários.

Além destas atividades a Cáritas Diocesana de São José do Rio Preto, através de Convenio com a Secretária de Mulher mantem e administra a Casa Abrigo, onde mulheres com seus filhos que se encontrem em situação de risco social e humano causados pela violência doméstica, são atendida em período integral, assim visando resguardar a integridade física, social e psicológica destas mulheres e crianças, prestando o serviço de acolhimento, alimentação, ensino educacional, proteção a pessoa, assistência psicológica e humanitária para que sejam reinseridas na sociedade de forma plena e segura, no ano de 2016 foram atendidas diretamente 154 pessoas, pelos 10 funcionários da Casa Abrigo. Paralelo a isto é mantido e administrado pela Cáritas Diocesana o CRAF – Centro de Referência e Assistência Familiar, um programa que trabalha junto aos infratores da Lei Maria de Penha, no sentido de mediante assistência psicológica e social, orientar e reinserir de forma harmoniosa no ambiente familiar estas pessoas, preservando o fortalecimento dos vínculos familiares, em 2016 foram feitos 1977 atendimentos pelos 05 profissionais da Equipe CRAF.

Além disto a Cáritas Diocesana zelando pela sua história de grandes feitos com transparência nestes 50 anos de sua existência, mantem os Contratos de Convênios Públicos dentro do absoluto rigor da Lei, com exatidão na Prestação de Contas apresentadas a Secretaria da Fazenda do Município e ao Tribunal de Contas de acordo com a Leis vigentes.

Ao iniciar seu mandado em 01/01/2017, o Sr. Nelson Junio Santos Rodrigues, juntamente com membros da nova Diretoria, visitou os espaços de ação social mantidos e administrados pela Cáritas Diocesana, não apenas certificando a qualidade e grandiosidade do excelente trabalho desenvolvido mas aproximando cada vez mais a Cáritas Diocesana dos usuários e funcionários.

Assim a Cáritas Diocesana de São José do Rio Preto, vem ao longo dos anos cumprindo sua função caritativa e social junto a Comunidade, merecendo o respeito e admiração das pessoas que de fato conhecem suas atividades e sua história.

Nelson Junio Santos Rodrigues
Presidente da Cáritas Diocesana de São José do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário