terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Padre Marcelo Vieira Participa do Primeiro Módulo de Especialização em Mariologia

Entre os dias 09 e 19 de janeiro de 2017, realizou-se o primeiro de quatro módulos do curso de pós-graduação em Mariologia, que acontece nos meses de Janeiro e Julho de 2017 e 2018. As 21 disciplinas foram organizadas dentro de quatro eixos do curso: 1. Introdução Geral e Bíblia; 2. Patrística e Dogmática; 3. Espiritualidade e Liturgia; 4. Mariologia de Fronteira. Cada eixo ocupa um dos quatro módulos previstos para os dois anos da pós-graduação (2017-2018), sendo construídos em uma estrutura simétrica e intensiva de dez dias por módulo, com nove horas de trabalho por dia. Cada módulo terá 90 horas, perfazendo as 360 horas do curso, ao final do quarto módulo. Ao final do curso será exigido, além da nota mínima em cada disciplina, a elaboração e apresentação de um artigo como trabalho de conclusão de curso.

O corpo docente possui notável qualificação, contando com 13 doutores e 04 mestres, bem como bastante experiência nesta área específica da Mariologia. O corpo discente é bastante diverso, contando com 50% de padres e 50% de leigos, sendo que, dos 64 participantes, 20 são mulheres.

O curso acontece num momento bastante significativo da Igreja do Brasil, pois ao celebrar os trezentos anos de Aparecida, ele quer oferecer elementos fundamentais para o aprofundamento da figura de Maria, considerando suas raízes culturais, bíblicas, históricas, dogmáticas e pastorais. E, por ser o primeiro, nesse nível de especialização, guarda muitas expectativas que começaram a se confirmar no primeiro módulo realizado. O curso é oferecido pela Academia Marial de Aparecida, onde acontece o curso, e pela Faculdade Dehoniana que, confere o caracter acadêmico exigido pelo Ministério da Educação.

Padre Marcelo Vieira
Paróquia Nossa Senhora Aparecida - São José do Rio Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário