segunda-feira, 14 de novembro de 2016

10º Caminho do Padre Mariano

No dia treze de novembro, segundo domingo do mês de novembro, centenas de devotos e peregrinos se encontraram na Igreja do Beato Pe. Mariano de La Mata, em Engenheiro Schmitt, convocados para celebrar a memória do Pe. Mariano e realizar o “10º Caminho do Pe. Mariano”. Apesar da chuva persistente durante todo o dia.

Às seis da manhã iniciamos a jornada com uma missa presidida pelo nosso Bispo D. Tomé, acompanhado pelo pároco do lugar, Pe. Rafael e por vários freis agostinianos. Entre os fieis queremos destacar a presença de João Paulo Polotto, jovem que foi curado milagrosamente quando criança pela intercessão do Pe. Mariano, sua família, um sobrinho-neto do Pe. Mariano, Alberto, em viagem de estudos pelo Brasil e que veio de Belo Horizonte para fazer a caminhada, além de diversas autoridades, como o Prefeito Dr. Valdomiro, a quem o senhor Bispo agradeceu pela restauração do monumento tombado pela Prefeitura e pela concessão à Diocese do lugar para ser utilizada como centro de culto.

A Igreja atualmente apresenta uma magnífica restauração na pintura, novos ventiladores, caixas de som e um lindo presbitério, onde foi reposto o sacrário original, magnificamente recuperado, um pedestal para o beato e outro para nossa Senhora, em pedra incrustada na parede. Tudo isso feito baixo a excelente direção do Pe. Rafael, acompanhado incondicionalmente pelos paroquianos.

A Igreja estava lotada de fieis, ficando muitos de fora apesar da chuva. Às sete horas iniciou-se a peregrinação com grande fé e entusiasmo, desafiando o tempo. A chegada em Cedral aconteceu em torno das nove horas. No transcurso não faltou a presença da polícia, três ambulâncias, carro de apoio e a presença de vários colaboradores que ajudaram com eficiência para o bom desenvolvimento do evento. Não faltou água para hidratar e reforço alimentício, generoso, para facilitar a caminhada.

Segundo o previsto, por volta das nove horas muitos voltaram de ônibus até Schmitt, facilitados pela subprefeitura de lá, enquanto outros ficaram para a missa das nove e trinta, que foi presidida pelo Pe. Amilton, pároco de Cedral. Após a missa os peregrinos foram levados até Schmitt, desta vez com os ônibus disponibilizados pela Prefeitura de Cedral.

Para o povo de Cedral e quantos quiseram acompanhar, foi servido um suculento almoço, o “Almoço do Beato”, como assim o chamam, a base de generosa galinhada, arroz, farofa, salada. Enfim, foi um lindo momento de confraternização que encerrou este “10º Caminho do Pe. Mariano”.

Esperamos novamente, no segundo domingo de novembro do próximo ano, aos fieis devotos do Pe. Mariano de La Mata e quantos amigos quiserem nos acompanhar na próxima caminhada. Cabe lembrar que o “Caminho” pode ser feito ao longo do ano, não se restringindo a esta data.

Que o Pe. Mariano interceda ao Senhor por nós todos!
 
Pe. Eliseo Bardón
Paróquia São Francisco de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário