segunda-feira, 17 de outubro de 2016

38ª Assembleia das Igrejas Particulares

Nos dias 14 a 16 de outubro, na Vila Kostka, em Itaici – Indaiatuba-SP, Dom Tomé Ferreira da Silva, Pe Natal, David Fernandes de Oliveira, Salvador da Silva Brito e Alessandra Brito participaram da 38ª Assembleia das Igrejas Particulares que reuniu mais de 250 pessoas nos três dias de evento, em uma programação intensa sobre o tema “Nova Pastoral Familiar à luz da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia.” O tema central foi escolhido, dentre outras sugestões apresentadas durante a Assembleia Regional dos Bispos, realizada em junho, em Aparecida. O tema central foi conduzido por Dom João Bosco Barbosa de Souza, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB Nacional e bispo diocesano de Osasco.

Os frutos desta Assembleia serão apresentados em um subsídio que será preparado por Dom João Bosco Barbosa de Souza.

A Assembleia das Igrejas particulares é órgão que expressa a comunhão, a participação e a missão das Dioceses deste Regional (todas as dioceses do Estado de São Paulo) e chama-se Assembleia das Igrejas porque tem a participação de leigas e leigos que atuam nas Igrejas locais (dioceses).

Os participantes de nossa diocese, a luz do encontro, desenvolveu algumas metas que, inclusive, serão colocadas no Plano Diocesano de Pastoral.

Aqui, em primeira mão, já adiantamos essas metas:

PROPOSIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA UMA NOVA AÇÃO EVANGELIZADORA COM AS FAMILIAS:

1 - Realizar ao menos 1 encontro anual querigmático com casais que não participam da paróquia;

2 - Investir na pastoral pré-matrimonial:
- Encontro de namorados
- Catequese de crisma
- Encontro de noivos

- Ir ao encontro das novas gerações e mostrar a beleza do Sacramento do Matrimonio e da família cristã

3 - Estimular a pastoral da visitação às famílias;

4 - A diocese disponibilizar meios e condições de conhecimento e aprofundamento na Exortação Apostólica Amores Laetitia.

Pe. Natalício Nascimento dos Santos
Assessor Diocesano de Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário