segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Instalação da Diocese de Votuporanga e posse de Dom Moacir




Um momento histórico para a região. No último sábado, 22 de outubro, data que a Igreja Católica celebra a memória de São João Paulo II, fiéis de toda a região de reuniram na Catedral de Votuporanga, Nossa Senhora Aparecida, para a instalação da nova Diocese e posse de Dom Moacir Aparecido de Freitas. A cerimônia reuniu comunidades e paróquias das Dioceses de Votuporanga, São José do Rio Preto, Jales, São Carlos, entre outras, contando a presença de Arcebispos, Bispos, Presbíteros, Diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, autoridades civis do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

A cerimônia foi conduzida inicialmente pelo Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva. O padre Júlio César Sanches Lázaro, chanceler da Diocese de São José do Rio Preto, fez a leitura da bula de instalação, assinada pelo Papa Francisco.

O novo Bispo de Votuporanga, Dom Moacir, inicialmente, em sua homilia, destacou sobre a importância e perseverança na oração e em seu agradecimento, enfatizou o apoio que tem recebido de Bispos, Padres, família, amigos e dos fieis. “Deixo a minha gratidão generosa por toda essa acolhida, pelos cartões de agradecimento, dando o apoio e animação para a minha entrada nesse ministério, isso é muito importante. Agradeço a todos que colaboraram diretamente e indiretamente. Que Deus abençoe com muita saúde.”

O Bispo de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira Silva, destacou o sim do novo Bispo, enaltecendo esse marco histórico e agradecendo a todos os envolvidos. “Obrigado por seu sim generoso Dom Moacir e por ter acolhido o convite do Papa. Deixo a minha gratidão também aos sacerdotes das duas Dioceses que nos últimos anos trabalharam para que esse sonho se tornasse realidade, destaco ainda os bispos e a todos os fieis, tenham a certeza que vocês estarão sempre no meu coração e serão lembrados na minha oração.”

A cerimônia contou ainda com a presença de Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, Bispos da Diocese de São José do Rio Preto de 1997 a 2004 e 2006 a 2012, respectivamente. Antes da acolhida em Votuporanga, Dom Moacir foi recepcionado em Tanabi, que é a primeira cidade da nova Diocese.


Texto: Ancelmo José Lio - Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Paz
Fotos: Rafael Oliveira - Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário