quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Monsieur Vincent: Viveu a alegria do Evangelho

“O bem tende sempre a comunicar-se. Toda a experiência de verdade e de beleza procura, por si mesma, a sua expansão, e qualquer pessoa que viva uma libertação profunda adquire maior sensibilidade perante as necessidades dos outros.” (EG)

Estas palavras do Papa Francisco aplicam-se perfeitamente a São Vicente de Paulo: Monsieur Vincent, como era tratado com todo respeito dos seus contemporâneos. No seu tempo, final do século XVI e até mais da metade do século XVII, ele atualizou a alegria do Evangelho, na vida sofrida de tantos irmãos e irmãs.

Sensível às necessidades da Igreja e dos irmãos, ele “fez-se tudo para todos”, deixando a cada um de nós, exemplo maravilhoso que ilumina há séculos a história da Igreja.

É por isso que nós, da Capela São Vicente de Paulo (José Bonifácio), todos os anos celebramos a sua festa com simplicidade, mas com amor, carinho e admiração por este sacerdote que, na sua pobreza e pequenez, realizou uma obra caritativa, religiosa e social gigantesca, com tão parcos recursos. 

É um incentivo para nós seu exemplo, sem dúvida, mas é também uma reprovação diante da nossa inércia e comodismo nos tempos atuais. 

Nosso tríduo muito bem participado pelos fiéis foi coroado com a presença do nosso querido e amado pastor Dom Tomé. 

Cercado pelo carinho dos fiéis celebrou a Santa Missa e abençoou-nos conclamando todos os presentes a serem uma presença viva e real de Jesus entre os necessitados. 

Olhando para São Vicente nosso propósito de “amar e servir na Alegria do Evangelho” ganhou um novo impulso. Que ele interceda pela Igreja e por todos nós.

Irmã Joana Clelia Carusi
Missionária da Infinita Misericórdia de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário