Bispos e reitores dos seminários da Província Eclesiástica refletem sobre a Formação Presbiteral

Os Bispos e os formadores – Reitores dos seminários e Casas de Formação, Diretores dos Institutos de Filosofia e Teologia e outros envolvidos – da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto (Sub-Regional RP1 e RP2 da CNBB Sul 1) estiveram reunidos no dia 06 de julho, em Barretos, para refletirem sobre a formação dos candidatos aos ministérios ordenados. A Província Eclesiástica de Ribeirão Preto compreende, além da Arquidiocese de Ribeirão Preto, obviamente, as dioceses de Franca, São João da Boa Vista, Jaboticabal, São José do Rio Preto, Barretos, Catanduva e Jales.

A pauta da reunião reservou para toda a parte da manhã a apresentação da realidade dos seminários e casas de formação atuantes na Província, e dos Institutos Eclesiásticos que são responsáveis pelos estudos filosóficos e teológicos dos alunos, candidatos às Ordens Sagradas.

A reunião teve início com a apresentação de uma síntese da 30ª Assembleia Regional da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil Sul 1 – organismo da CNBB Sul 1), feita por D. Paulo Roberto Beloto – Bispo de Franca. Após a exposição foi dada a palavra aos formadores, que expuseram a situação dos respectivos seminários, casas de formação e institutos eclesiásticos de filosofia e teologia, apresentando sua conjuntura, metodologia de formação, êxitos, desafios e dificuldades inerentes.

Após a palavra de cada envolvido na formação foi aberta a discussão, tendo em vista aumentar a clareza dos dados apresentados, bem como a busca de soluções em comum para desafios e dificuldades encontradas nos diversos seminários, casas de formação e institutos. O encontro foi de uma importância ímpar, pois conectou diversas realidades da formação espalhadas pela Província Eclesiástica, possibilitando um conhecimento maior e busca de caminhos em comum, nesta importante e necessária missão na Igreja: a formação dos candidatos aos ministérios ordenados.

Pe. Leonel Brabo
Reitor do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus




Comentários

Confira as últimas postagens do site da Diocese de São José do Rio Preto