sexta-feira, 8 de julho de 2016

Bispos e reitores dos seminários da Província Eclesiástica refletem sobre a Formação Presbiteral

Os Bispos e os formadores – Reitores dos seminários e Casas de Formação, Diretores dos Institutos de Filosofia e Teologia e outros envolvidos – da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto (Sub-Regional RP1 e RP2 da CNBB Sul 1) estiveram reunidos no dia 06 de julho, em Barretos, para refletirem sobre a formação dos candidatos aos ministérios ordenados. A Província Eclesiástica de Ribeirão Preto compreende, além da Arquidiocese de Ribeirão Preto, obviamente, as dioceses de Franca, São João da Boa Vista, Jaboticabal, São José do Rio Preto, Barretos, Catanduva e Jales.

A pauta da reunião reservou para toda a parte da manhã a apresentação da realidade dos seminários e casas de formação atuantes na Província, e dos Institutos Eclesiásticos que são responsáveis pelos estudos filosóficos e teológicos dos alunos, candidatos às Ordens Sagradas.

A reunião teve início com a apresentação de uma síntese da 30ª Assembleia Regional da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil Sul 1 – organismo da CNBB Sul 1), feita por D. Paulo Roberto Beloto – Bispo de Franca. Após a exposição foi dada a palavra aos formadores, que expuseram a situação dos respectivos seminários, casas de formação e institutos eclesiásticos de filosofia e teologia, apresentando sua conjuntura, metodologia de formação, êxitos, desafios e dificuldades inerentes.

Após a palavra de cada envolvido na formação foi aberta a discussão, tendo em vista aumentar a clareza dos dados apresentados, bem como a busca de soluções em comum para desafios e dificuldades encontradas nos diversos seminários, casas de formação e institutos. O encontro foi de uma importância ímpar, pois conectou diversas realidades da formação espalhadas pela Província Eclesiástica, possibilitando um conhecimento maior e busca de caminhos em comum, nesta importante e necessária missão na Igreja: a formação dos candidatos aos ministérios ordenados.

Pe. Leonel Brabo
Reitor do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus




Nenhum comentário:

Postar um comentário