quinta-feira, 5 de maio de 2016

REUNIÕES DIOCESANAS NOS MESES DE FEVEREIRO E ABRIL



Durante a quaresma deste ano, em fevereiro, reunimos os sacerdotes que são párocos, administradores paroquiais e vigários, e os leigos que trabalham nos Conselhos de Assuntos Econômicos das paróquias da Diocese de São José do Rio Preto. Foram cinco noites de estudo e orientações para a administração paroquial. Os encontros foram realizados em: Nhandeara, Paróquia São João Batista; Votuporanga, Paróquia São Bento; São José do Rio Preto, Paróquia Menino Jesus de Praga, Paróquia Nossa Senhora das Lágrimas e Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus; Mirassol, Nossa Senhora do Carmo. Obrigado aos padres e leigos que nos receberam.


Compreendemos que a Diocese de São José do Rio Preto não pode ignorar as exigências do Estado no que diz respeito a questões administrativas, contábeis e de recursos humanos, devendo cumprir com as obrigações previstas em lei e promover a integridade e a transparência em todos os setores da vida diocesana. 



Num primeiro momento procuramos compreender: a práxis e o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo no que diz respeito ao trato com o dinheiro e a administração; como isso ocorreu nas origens da Igreja; a administração como uma dimensão da pastoral; a necessidade da Igreja adequar-se às exigências do Estado, em todos os níveis.


À luz das orientações existentes na Diocese de São José do Rio Preto foram recordados alguns pontos: a natureza e obrigatoriedade do Conselho Paroquial de Assuntos Administrativos e Econômicos; exigências legais para obras de construção e reforma de imóveis; obrigações trabalhistas; prestação de contas mensal; contabilidade paroquial; procedimentos de controle financeiro; coletas prescritas; valorização do dízimo como forma de manutenção da vida da Igreja.
Caminharemos  para a implantação de um novo sistema e programa contábil e administrativo que interligará todas as paróquias e a Cúria Diocesana, facilitando o controle e o cumprimento das exigências legais.


No mês de abril, realizamos uma série de cinco encontros com os sacerdotes que trabalham na Diocese de São José do Rio Preto, tratando dos seguintes assuntos: momento de oração; revisão da Semana Santa, Campanha da Fraternidade e andamento do Ano da Misericórdia; apresentação de resultados da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; reflexão sobre o momento nacional brasileiro; visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Diocese de São José do Rio Preto, de agosto a dezembro do ano em curso; Pentecostes com Crismandos; apresentação de relatórios pastorais, administrativos e econômicos; eleição dos novos membros do Conselho Presbiteral.  


 Os encontros de abril foram acolhidos nas seguintes paróquias: São Sebastião, em Ipiguá; Santo Antônio, em Cosmorama; São João Batista, em José Bonifácio; Santa Isabel, em Uchoa; Senhor Bom Jesus, em Zacarias. Nossa gratidão aos padres destas paróquias hospitaleiras.


Os dois encontros tiveram excelente participação dos sacerdotes e dos leigos, sinal de vivacidade da Diocese de São José do Rio Preto que procura escutar e seguir a Vontade de Deus, em comunhão com o Santo Padre o Papa Francisco e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


+ Tomé Ferreira da Silva

Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário