quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Na manhã do dia 21 de novembro, a PAULUS livraria de São José do Rio Preto, ofereceu a toda a comunidade um curso sobre o tema: “Encantamento e a arte de mover corações”, ministrado pelo Pe. Tom Viana, da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos. O encontro aconteceu no Colégio Santo Antonio.

O objetivo desse encontro foi proporcionar uma reflexão sobre como o mercado está se utilizando dessa ferramenta para seduzir, manipular e fascinar as pessoas com estratégias que visam principalmente o lucro e benefícios próprios.

Vivemos um momento muito especial na Igreja, com a chegada do nosso querido Papa Francisco. Ele tem insistido em uma fé de caminhada, em sairmos de nossos escritórios e sentir “o cheiro das pessoas”. É hora de voltar às origens e sermos de fato, discípulos de Jesus, o Mestre por excelência, que encantava as pessoas com sua presença e testemunho.

O curso abordou dicas para podermos melhorar nossa comunicação dentro da Igreja. Por meio de exemplos da pastoral da acolhida, da comunicação, da liturgia e outros movimentos, vimos como um planejamento estratégico pode contribuir para que o nosso encontro com o Mestre Jesus seja mais efetivo.

O encantamento é, sobretudo, uma mudança voluntária nos corações e nas mentes, e, consequentemente, nas ações. Para isso é necessário perceber se estamos encantando ou não as pessoas nos lugares onde estamos. É preciso superar hábitos consolidados, abrir a porta da mudança, entender o modo das pessoas.

Não é uma tarefa fácil. É uma maratona e não uma corrida curta. Às vezes são necessárias apenas algumas mudanças de comportamento. Você sorri com frequência? As suas roupas, seu aperto de mão e o seu vocabulário conflitam com aquilo que você prega? É melhor você modificá-los ou repensar o seu mercado-alvo.

Seja a diferença. Aproxime-se. Utilize mais a voz ativa. Aja sempre com honestidade. Você estará a um passo de encantar alguém… Ou, de se deixar encantar.

Pe. Tom Viana, ssp
Formado em Filosofia, Teologia, com pós-graduação em Música Sacra, especialização em Criação Publicitária pela Universidade Anhembi Morumbi e mestrado em Direção e Gestão Comercial por ESIC – URJC – Madri, Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário