terça-feira, 29 de setembro de 2015

19ª Assembleia Diocesana de Pastoral


No dia 26 de setembro a paróquia Nossa Senhora do Brasil acolheu a 19ª assembleia diocesana de pastoral, que contou com a presença de leigos e leigas dos conselhos pastorais paroquiais diocesanos, diácono permanente, religiosos e religiosas, representante das novas comunidades de vida, padres e o nosso bispo diocesano.

Com o tema a dimensão econômica da fé que contou com a assessoria de D. Edson Oriolo, recentemente eleito bispo auxiliar de Belo Horizonte, a assembleia teve como objetivo refletir e animar toda a questão que envolve principalmente a gestão econômica da fé paroquial, com seus desafios e conquistas.

O encontro de lideranças diocesanas, iniciou-se com a missa presidida por D. Tomé e concelebrada por D. Edson e padres coordenadores das regiões pastorais. Logo após a missa deu início às abordagens temáticas feitas por D. Edson destacando os conceitos de economia, gestão e fé.

Ele enfatizou que se queremos mesmo passar de uma pastoral de mera conservação e mudarmos para uma pastoral de permanente ação missionária, precisamos utilizar ferramentas do mundo econômico em favor da fé e da evangelização, tais como a gestão paroquial, gestão de marqueting, gestão administrativa, gestão de pesquisa, gestão de planejamento, gestão eclesial e gestão sacerdotal.

Que é necessário desenvolvermos em nossas paroquias a política de mudanças, ou seja sempre aprender para melhorar mais aquilo que já vem sendo feito e não ter medo de novos desafios, saber enfrentá-los com fé e com competência.

O encontro contou também com a fala de nosso bispo diocesano que nos alertou quanto ao perigo de não ter cuidado ao administrar questões financeiras, fiscais, trabalhistas e estruturais em nossas paróquias. Se os conselhos, junto com o Padre, mal administrar as paróquias pode-se ter consequências negativa e prejuízos enormes no futuro.

Destacamos também o trabalho realizado pelo Pe Ernesto e seus paroquianos que não mediram esforços para receber os mais de 300 participantes do evento, acolhendo, direcionando e favorecendo um delicioso almoço. A eles nossos agradecimentos e benção.

A 19ª assembleia diocesana de Pastoral terminou as 16h com a oração do Salmo 148 A Glorificação do Deus Criador, conduzida pelo Pe Natal, coordenador diocesano de Pastoral e benção de D. Tomé

Todo o conteúdo das apresentações está disponível em pps em nosso site.

Padre Natalício Nascimento dos Santos
Coordenador Diocesano de Pastoral



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário