segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Semana Missionária em paróquias da Diocese de São José do Rio Preto

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado”(Mc 16, 15).

Entre os dias vinte e quatro de julho e dois de agosto, a Diocese de São José do Rio Preto realizou uma semana missionária, com a participação ativa dos seminaristas, jovens, uma religiosa e sacerdotes, procurando realizar o desejo de Nosso Senhor Jesus Cristo de que todos ouçam o anúncio do evangelho e acolham a salvação de Deus.

A semana missionária aconteceu na Paróquia Santo Expedito, Comunidade São Paulo Apóstolo, na Cidade Norte, em São José do Rio Preto; na Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima, em Votuporanga; e na Paróquia São Vicente de Paulo, em Turiuba. Cada paróquia desenvolveu uma programação que responde às suas necessidades, incluindo visitação domiciliar e aos enfermos, visita a entidades e instituições assistenciais e de promoção humana; celebrações dos sacramentos, sobretudo Confissão e Eucaristia; encontro com crianças e jovens; momento de homenagem a Nossa Senhora; distribuição de Bíblias, Evangelhos e objetos de piedade; visita a comunidades e moradores da área rural.

Profunda gratidão aos sacerdotes: Padre Jair de Marchi, Coordenador de Pastoral da Região de Votuporanga e Pároco da Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima; Padre Jeová Bezerra da Silva, Administrador Paroquial da Paróquia de Turiuba; e Padre José Antônio Dária, Pároco da Paróquia Santo Expedito, na Cidade Norte, em São José do Rio Preto, e suas respectivas Paróquias que acolheram os missionários e ofereceram a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da missão.

Os missionários foram acompanhados pelo Padre Rafael Henrique dos Santos, Assessor Diocesano da Dimensão Missionária e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nova Aliança, que foi missionário em São José do Rio Preto; Padre Natalício Nascimento dos Santos, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, em São José do Rio Preto, que foi missionário em Turiuba; Padre José Luiz Garcia de Albuquerque, Vice-reitor e Professor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus e Vigário Paroquial da Catedral, em São José do Rio Preto, que foi missionário em Votuporanga. Aos três sacerdotes, nossa profunda gratidão.
Aos missionários, seminaristas, jovens, religiosas e outros sacerdotes, a gratidão e o reconhecimento do belo e exemplar gesto de dedicação do tempo de uma semana para testemunhar e anunciar Nosso Senhor Jesus Cristo em diversificadas realidades da nossa Diocese de São José do Rio Preto. Que esta experiência desperte-os para uma vida cristã missionária, no seguimento de nosso Divino Salvador, o Missionário do Pai da Misericórdia. Deus lhes pague!

Aos leigos, aos conselhos paroquiais, grupos e movimentos que ajudaram na logística ou promovendo algum momento específico na missão, nossa perene gratidão. Sabemos que muitos trabalharam a semana toda, em tempo integral, para possibilitar a missão. Às famílias que receberam os missionários em suas residências, hospedando-os, nossa amizade e humilde oração, pois acolheram os que Nosso Senhor Jesus Cristo enviou, em seu nome, para anunciarem a salvação de Deus.

A outros grupos que também têm realizado experiências missionárias, como os jovens da Renovação Carismática Católica e os membros do Caminho Neocatecumenal, entre outros, nossa gratidão e bênção, pois se encontram no caminho certo, como deseja o Santo Padre o Papa Francisco, uma Igreja missionária. Oxalá, outros grupos, pastorais, movimentos, associações religiosas e paróquias possam também desenvolver atividades concretas de missão, para o bem do Povo de Deus.

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP




Um comentário:

  1. Esse trabalho missionário é importantíssimo. Que o bom Deus nos ajude.

    ResponderExcluir