terça-feira, 25 de agosto de 2015

Encontro com Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários

O encontro de Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários reuniu mais de 1000 crianças, adolescentes e jovens no último sábado, 22, na Sé Catedral de São José, para um momento de reflexão, espiritualidade e descontração que contou com música, dança, oração e pregação.

Durante o evento, foram feitas duas reflexões. O pregador Marquinhos, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, pregou acerca do tema “A paz no coração, na família, na escola e na sociedade”. A segunda reflexão, “Felizes os puros de coração”, foi feita pelo seminarista propedêuta Patrick Miranda.

O encontro terminou com a Santa Missa, presidida por Dom Tomé Ferreira da Silva e concelebrada por alguns padres presentes e contou com a participação de seminaristas, religiosos(as) e vocacionados(as).

Motivação
Um gesto característico de Dom Tomé no encontro de Coroinhas, Cerimoniários e Acólitos, é incentivar a participação deles na Santa Missa e desafiá-los com uma pergunta sobre a fé e, assim, motivá-los a conhecer mais e melhor os ensinamentos da Igreja.

Comemorando a Festa de Nossa Senhora Rainha, que celebra a realeza da Virgem, com a sua assunção, ao mistério da realeza de Cristo, Dom Tomé falou, em sua homilia, sobre a figura de Maria, como aquela que participa do reinado de Cristo. E ao citar a diferença entre os conceitos de “ascensão”, referente a Jesus Cristo, e “assunção”, referente à Maria, o bispo desafiou os coroinhas e acólitos presentes a subirem ao altar e explicar a diferença entre os dois termos e prometeu, como prêmio, uma pequena gratificação em dinheiro. O garoto Hugo, 11, coroinha na Paróquia Senhor Bom Jesus, de Monte Aprazível, topou o desafio e respondeu corretamente: “Então, a ascensão é quando Jesus sobe sozinho ao céu. Assunção é quando Nossa Senhora foi levada para o céu”.

Colaboração: Pe. Rafael Domingos de Oliveira e Paulo Castro





Nenhum comentário:

Postar um comentário