terça-feira, 16 de junho de 2015

Na manhã de 16 de junho, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto, reuniram-se os padres que acolhem os seminaristas para o trabalho pastoral aos sábados e domingos. Estes padres são formadores, pois contribuem, juntamente com suas respectivas paróquias, para que os seminaristas sejam paulatinamente integrados à vida pastoral da Igreja, nos mais diversos segmentos: pastorais, movimentos, associações religiosas, novas comunidades, administração paroquial e conselho pastoral.

O primeiro momento foi dedicado à oração. Em seguida, cada sacerdote teve a oportunidade de falar da presença e do trabalho dos seminaristas na paróquia confiada aos seus cuidados. A avaliação geral é bastante positiva e promissora. Os seminaristas não só contribuem, mas são ajudados, e muito, pela convivência com os sacerdotes e com a comunidade paroquial.

O Padre Leonel Brabo, reitor do Seminário Maior, em nome dos Padres formadores que residem nos seminários, agradeceu a disponibilidade de cada um dos presbíteros, recordando-lhes que prestam um serviço à Igreja como verdadeiros formadores dos futuros padres. Em seguida, respondeu a algumas questões propostas pelos presentes e acolheu as sugestões por eles apresentadas.

Como Bispo Diocesano, lembrei aos presentes: a pastoral é uma dimensão integrante e indispensável da formação dos futuros sacerdotes; o padre que acolhe um seminarista nos fins de semana é um membro da equipe formadora, com função bem específica; é preciso proporcionar ao seminarista a possibilidade de conhecer todas as dimensões da vida da Igreja: sacramental, pastoral e administrativa; ajudar o seminarista a criar gosto por pastorais muito importantes como as que atingem o mundo da família, a juventude, as crianças, adolescentes e os empobrecidos; o pároco deve ajudar o vocacionado a conhecer e inserir-se no trabalho social, iluminado pela Doutrina Social da Igreja; estimular no seminarista o gosto por uma Igreja Missionária, anunciadora do Mistério de Cristo Salvador ao mundo.

Agradeço as paróquias e padres que acolhem nossos seminaristas nos finais de semana. Deus lhes pague!

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário