segunda-feira, 11 de maio de 2015

Café Teológico

Na noite do dia 08 de maio, na cidade de José Bonifácio/SP, na Paróquia São José, realizamos a terceira edição do “Café Teológico”, pensado pelo Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus,  um momento anual em que se oferece aos fiéis a oportunidade de conhecer uma obra ou um assunto que se encontra em destaque na vida da Igreja.

O primeiro Café Teológico aconteceu em 2013, na Basílica Nossa Senhora Aparecida, em São José do Rio Preto, ocasião em que foi apresentado o livro do Papa Bento XVI, “A Infância de Jesus”, com a ajuda do Revmo. Sr. Padre Geomar Alves dos Santos, mestre em Teologia Sistemática, Pároco em Votuporanga, na Paróquia Santa Luzia, e professor de teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto.

Em 2014, na Paróquia Santa Luzia, em Votuporanga, o Revmo. Sr. Padre Mauro Negro, da Congregação dos Oblatos de São José, residente em São Paulo, mestre em Teologia Bíblica e doutorando, professor na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, PUC/SP, e no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto, apresentou a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Santo Padre o Papa Francisco.

Na terceira edição do Café Teológico, foi apresentado a “Relatio Synodi da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo”, realizado de 5 a 19 de outubro de 2014, na Santa Sé, em Roma, que abordou “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização.” O conferencista convidado foi o Revmo. Sr. Padre Antônio Lisboa, que trabalha na Arquidiocese de São Paulo, mestre em Teologia Sistemática e doutor em Ciências da Religião.

Este terceiro Café Teológico realizou-se como um momento de participação da Diocese de São José do Rio Preto no próximo Sínodo, em outubro deste ano, sobre a “A vocação e a missão da família na igreja e no mundo contemporâneo.”

Outros eventos que aconteceram ou acontecerão no horizonte do próximo Sínodo, na Diocese de São José do Rio Preto: através das paróquias, os fiéis tiveram a oportunidade de responder aos quarenta e seis  grupos de  “Perguntas para a recepção e o aprofundamento da Relatio Synodi”; realizamos em abril, com a coordenação da Pastoral Familiar e da Comunidade Mar a Dentro, o congresso da Família, acolhendo o Revmo. Sr. Padre Manoel Arroba, um perito que esteve presente no Sínodo passado; teremos ainda em maio, um momento de estudo sobre Questões de Bioética, com a presença de Dom Fernando Chomali Gari, Bispo no Chile, e membro de organismos que estudam questões sobre família e bioética, na Santa Sé e no Chile.

Na Paróquia São José, em José Bonifácio, esteve presente um grande número de fiéis, aproximadamente mil, com diversos sacerdotes, religiosas e os seminaristas da Diocese. Os fiéis eram provenientes de diversas paróquias da Diocese, sobretudo daquela região, de modo especial das três paróquias daquela cidade, São João Batista, São José e Sagrada Família e Santos Reis, e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nova Aliança. Foi um belo momento de comunhão.

Agradecemos ao Revmo. Sr. Padre Sander Marcos de Freitas Vieira e ao Revmo. Sr. Padre Tiago Henrique da Silva Medeiros, com os fiéis da Paróquia São José, pela organização do evento. Gratidão ao Revmo. Sr. Padre Octávio Berti Júnior e Revmo. Sr. Padre Leonel Brabo pela viabilização e preparação do evento através do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus.





+ Tomé Ferreira da Silva

Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário