segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

JUBILEU DE OURO SACERDOTAL DE DOM LUIZ DEMÉTRIO VALENTINI


O Povo de Deus tem a alegria de celebrar os cinquenta anos de vida sacerdotal de Dom Demétrio Luiz Valentini, Bispo Diocesano de Jales, SP, nascido em 31 de janeiro de 1940, em São Valentim, RS, filho do Sr. Antônio Valentini e D. Tereza Bertoldi.

Sua formação acadêmica: fez os estudos primários nos Seminários de Frederico Westphalen, Tapera e Erechim, no Rio Grande do Sul. O ensino médio foi realizado no Seminário Menor de Erechim, entre 1956 e 1958. Os estudos de filosofia aconteceram no Seminário Maior de Viamão. A formação teológica foi realizada em Roma, Itália, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Formou-se, mais tarde, em letras, em Palmas, no Paraná.

Dom Demétrio foi ordenado sacerdote no dia seis de fevereiro de 1965, em São Valentim, por Dom Cláudio Colling, então Bispo de Passo Fundo. Foi ordenado bispo em 31 de julho de 1982, na Catedral de São José, em Erechim, pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Cláudio Colling. Seu lema episcopal: “Venho para servir.”

Suas atividades como sacerdote: professor e reitor do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim; professor na Universidade de Passo Fundo e no Centro Universitário de Erechim; promotor vocacional e coordenador do Setor Vocações e Ministérios da Diocese de Erechim; pároco de Aratiba e administrador paroquial de Barra do Rio Azul.

Enquanto Bispo de Jales, também assumiu os seguintes ofícios: coordenador da Pastoral Rural no estado de São Paulo; membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB, onde cuidou do Setor de Pastoral Social; presidente da Cáritas Brasileira; membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz; participou do Sínodo dos Bispos para a América; foi membro da Comissão Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

O episcopado de Dom Demétrio é importante não só para a Diocese de Jales, mas para o Brasil, não só pelos ofícios que exerce, mas pelo seu modo de ser e agir: um homem de Deus, que constrói sua vida e ação pastoral na comunhão da Igreja, frutos de uma intensa vida de oração; inteligente e culto, coloca seus dons e aptidões a serviço dos que dele precisam; fundado na caridade, tem profunda preocupação com a dimensão social da fé; tem posições objetivas e seguras sobre a vida da sociedade brasileira.

Unidos a Dom Luiz Demétrio Valentini, na oração e no coração, rendemos graças a Deus pela sua vida sacerdotal que produz bons e belos frutos para a Igreja e a sociedade. Que jamais lhe falte a terna e materna proteção de Nossa Senhora da Assunção.

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário