terça-feira, 18 de março de 2014

Reunião do Setor Juventude e Carta de Dom Tomé aos Párocos, Administradores e Vigários Paroquiais, responsáveis por Movimentos, Novas Comunidades e Associações Religiosas.

São José do Rio Preto, 17 de março de 2014.

Caros Párocos, Administradores e Vigários Paroquiais,  responsáveis por Movimentos, Novas Comunidades e Associações Religiosas.

Graça e paz!
A liturgia do segundo domingo da quaresma nos convida a ouvir a Jesus Cristo, sofrer pelo Evangelho, como Paulo, e a partir em missão, como Abraão. Ouvir, sofrer e partir, três verbos que convidam a uma ação programática. Boa e santa quaresma!
A Coordenação Diocesana do Setor Juventude esteve reunida com o bispo, no sábado, 15 de março. Conversamos sobre: leitura e meditação da mensagem do Papa Francisco para a XXIX Jornada Mundial da Juventude; socialização do encontro nacional promovido pela CNBB; programação anual de encontros e atividades; elaboração de sugestões para atividades paroquiais no Domingo de Ramos, a partir da mensagem do Papa.

Compartilho com os senhores as sugestões apresentadas para a XXIX Jornada Mundial da Juventude, a ser celebrada nas paróquias, no próximo Domingo de Ramos, 13 de abril:

a) Uma manhã ou tarde de reflexão para os jovens, a partir da mensagem do Papa;

b) Uma adoração ao Santíssimo Sacramento, com os jovens, com tempo para ler e meditar a mensagem do Papa;

c) Uma caminhada ou Via Sacra, com os jovens, destacando partes da mensagem do Papa;

d) Na Procissão de Ramos, levar faixas e cartazes com frases da mensagem do Papa e, depois, deixá-las expostas na Igreja ou na Praça, durante a Semana Santa;

e) Jogar nas redes sociais algumas frases da mensagem do Papa;

f) Um almoço para os empobrecidos, durante a Semana Santa ou na Páscoa;

g) Utilizar a mensagem do Papa na Vigília de Quinta Feira Santa;

h) Imprimir a mensagem do Papa e panfletar na porta das escolas de ensino fundamental II, ensino médio e universidades;

i) Realizar um pedágio solidário, distribuindo a mensagem do Papa e coletando ofertas para os empobrecidos;

j) Coletar alimentos no Domingo de Ramos para os jovens levarem aos empobrecidos na Páscoa.
Certamente a paróquia, nova comunidade, movimento ou associação colocada aos seus cuidados poderá levar adiante alguma ou algumas das sugestões acima apresentadas, ou alguma outra já planejada pelo Senhor.

Recordo que o Senhor já recebeu, em 18 de fevereiro, o texto da mensagem do Papa para este dia e a exortação para planejar alguma atividade paroquial no dia da XXIX Jornada Mundial da Juventude.
A próxima reunião da coordenação diocesana da juventude, com o bispo, será no dia 17 de maio, das 14 às 17 horas, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto. A presença do coordenador do grupo de jovens de sua paróquia, nova comunidade, movimento ou associação será bem vindo.

Confiando-me às suas preciosas orações, amplexo e todo bem.

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário