terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ANO PASTORAL 2014.

Nem foi possível a todos os padres, religiosos e agentes de pastoral fazerem férias, o merecido descanso, e o ano pastoral 2014 já segue acelerado. É belo ver que mesmo em janeiro tivemos uma série de trabalhos pastorais, sobretudo nas paróquias dedicadas ao glorioso mártir São Sebastião. Vários movimentos, pastorais, associações e novas comunidades também tiveram atividades no primeiro mês do ano, sem descanso.

Antes de tudo, recordo o falecimento do Revmo. Sr. Padre João Antônio de Souza Chaves, no dia 31 de janeiro, em Icém, onde foi sepultado na tarde deste mesmo dia.  Ele era natural de Portugal, mas veio ao Brasil como missionário, estabelecendo-se na Diocese de São José do Rio Preto, onde foi ecônomo diocesano e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Gratidão ao Padre Sebastião,  Dona Marciana, médico e amigos que o acompanharam e assistiram nestes últimos anos, marcados pela presença da enfermidade. Rezemos pedindo a Deus o descanso eterno e feliz para o Padre João Antônio e a consolação para seus  familiares em Portugal.

Na recordação dos 85 anos de criação da Diocese de São José do Rio Preto, em solene concelebração eucarística na Catedral, dois seminaristas, Carlos e Halisson, foram ordenados diáconos; foi entregue aos diocesanos a versão impressa do 6° Plano de Pastoral da nossa Diocese.

Em 03 de janeiro, Padre Roberto Bocalete começou o seu trabalho na Paróquia São João Batista, em Américo de Campos, e o Padre Alexandre Pereira foi apresentado em Lourdes, na Capela São Benedito, como Vigário da Paróquia São Pedro, em  Nova Luzitânia, no dia 29 do mesmo mês. Em 12 de fevereiro, Padre Antônio Brandão, iniciou seu trabalho na Paróquia São Sebastião em Ipiguá.

Na festa da Apresentação do Senhor, 02 de fevereiro, Dom Moacir Silva, presidiu a Eucaristia na Catedral, em São José do Rio Preto, em sua primeira visita a nossa Diocese como Arcebispo Metropolitano. Nesta Missa, a Fraternidade Franciscana na Providência de Deus enviou dois missionários para a Diocese de Óbidos, no Pará: Frei Joel e Frei Matias; as Irmãs do Instituto Coração Imaculado de Maria celebraram, agradecendo a Deus, 40 anos de existência.

Os Seminários da Diocese, Propedêutico Nossa Senhora da Paz e Maior Sagrado Coração de Jesus, iniciaram o ano acadêmico em 03 de fevereiro, com Missa concelebrada pelos padres professores, bispos da Sub Região Pastoral Ribeirão Preto II, com participação dos seminaristas, professoras e funcionários.

Os diversos conselhos diocesanos, dos Formadores, de Assuntos Econômicos e Administrativos, Pastoral, Presbiteral e Consultores, também já realizaram a primeira reunião do ano, separadamente, respondendo a antigos e novos desafios.

Alguns encontros em âmbito diocesano também já ocorreram: da Renovação Carismática Católica, das Equipes de Nossa Senhora, da Pastoral da Criança, Acampamento da Canção Nova e o  1º Congresso em Defesa da Vida, estre promovido pela Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe.

Um fato importante ocorreu no dia 09 de fevereiro, em Pontes Gestal: a dedicação da Igreja, a sagração do altar, a criação da Paróquia São Roberto Belarmino e a posse canônica do primeiro Pároco: Padre Sérgio Antônio  Venturelli. Parabéns e congratulações aos fiéis de Pontes Gestal. O processo de criação desta paróquia foi iniciado pelo Padre Juliano, então pároco de Américo de Campos.

Já tivemos crismas, neste ano,  nas paróquias: Senhor Bom Jesus, em Monte Aprazível,  São Cristóvão e Senhor Bom Jesus, em Votuporanga. Visitamos e celebramos a Missa em Ipiguá, Altair, Paróquia Bom Pastor e São Sebastião em São José do Rio Preto, Talhado, Icém, Álvares Florence, Simonsen, Engenheiro Schmitt, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, também em São José do Rio Preto, e várias vezes na Catedral.

Deus seja louvado! Uma prece especial pelos enfermos, pois celebramos neste 11 de fevereiro, memória de Nossa Senhora de Lourdes, a Jornada Mundial do Enfermo. Gratidão aos que cuidam dos enfermos: familiares, médicos, enfermeiros, cuidadores, técnicos, membros da Pastoral da Saúde e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. Deus nos abençoe!

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário