terça-feira, 1 de outubro de 2013

PLANO DIOCESANO DE PASTORAL.


A Diocese de São José do Rio Preto vai chegando ao final do processo de elaboração do seu 6º Plano Diocesano de Pastoral, depois de dois anos de trabalho desenvolvido nas paróquias, envolvendo  diversos segmentos da vida eclesial que responderam afirmativamente ao convite para participarem das  diversas etapas.

No ano de 2012 fez-se um esforço para compreender a realidade da vida de fé em nossas cidades, pontuando  aspectos positivos, críticos e desafios a serem assumidos na ação pastoral da Igreja. A síntese destes dados foi socializada no mês de novembro do ano passado, durante a assembleia diocesana anual, realizada nas dependências do Colégio Santo André.

Durante o primeiro semestre de 2013, as comunidades paroquiais, sobretudo através do conselho pastoral, foram convidadas a refletir e apontar caminhos para a ação pastoral das paróquias, partindo das constatações realizadas no ano anterior e das urgências pastorais propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para as dioceses brasileiras.

O texto do Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de São José do Rio Preto está dividido em quatro partes: um histórico dos planos de pastoral construídos anteriormente; a apresentação de Jesus Cristo como ponto de partida da ação pastoral da Igreja; a explicitação das urgências na ação evangelizadora; apontamento de algumas sugestões para  a ação pastoral em âmbito diocesano.

A terceira parte, as urgências na ação evangelizadora, ao apresentar seis caminhos indispensáveis para a ação pastoral, segue o esquema ver, julgar e agir: recolhe as contribuições dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2012, agora organizados de acordo com cada tema; apresenta iluminações bíblicas e outras apontadas por documentos conciliares, da Santa Sé e  do episcopado latino-americano e brasileiro; a partir do trabalho desenvolvido nas paróquias, no primeiro semestre de 2013, propõe pistas de ação pastoral para as comunidades paroquiais, pastorais, movimentos, associações religiosas, comunidades religiosas e novas comunidades.

O 6º Plano Diocesano de Pastoral, em comunhão e sintonia com o Documento 94 de Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015”, não é um calendário de atividades pastorais, mas um conjunto de elementos que contribui para que cada organismo eclesial presente na Diocese de São José do Rio Preto possa, com a devida flexibilidade necessária, ditada por cada situação particular, realizar a programação de suas atividades pastorais para os próximos dois anos.

Gratidão e reconhecimento aos  que contribuíram  com a reflexão e  elaboração do 6º Plano Diocesano de Pastoral, de modo singular aos membros do Conselho Diocesano de Pastoral, leigos, religiosas e consagrados, diáconos e padres, bem como ao Secretariado Diocesano de Pastoral.

Que o Imaculado Coração de Maria e São José nos ajudem a seguir o caminho de Jesus Cristo, o Bom Pastor, indo ao encontro dos que esperam por Ele, “caminho, verdade e vida”.


+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário