segunda-feira, 14 de outubro de 2013

“CELEBRAR E REVISITAR O CONCÍLIO VATICANO II.”

A Igreja Católica Apostólica Romana recorda os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II,  o XXI Concílio Ecumênico na história da Igreja, convocado pelo Papa João XXIII em 1961, concluído com o Papa Paulo VI em 1965. Nas suas quatro etapas ou sessões, contou com a participação de duas mil pessoas, entre bispos e convidados, provenientes de todas as partes do mundo.

A palavra “concílio” pode ser traduzida também por “assembleia”. Um concílio é sempre convocado pelo Papa, reunindo os bispos, mas também consagrados, leigos e lideranças de outras denominações religiosas, por isso chamado de ecumênico. O objetivo de um concílio é sempre o de estudar, aprofundar, avaliar e rever aspectos importantes da vida pastoral e doutrinal da Igreja, procurando responder aos sinais dos tempos e às novas necessidades e desafios da evangelização.

A Diocese de São José do Rio Preto, através do Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus, realiza a Semana Cultural 2013, de 15 a 17 de outubro, com o lema: “Celebrar e revisitar o Concílio Vaticano II”, e com o tema: “Concílio Vaticano II – Constituição Dogmática Lumen Gentium”, tendo como assessor teológico o Exmo. Revmo. Sr. Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena, no estado de São Paulo, um exímio teólogo e por muitos anos exemplar professor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo

Nos dias 15, 16 e 17, das 8h00 às 11h30, as aulas são direcionadas para os padres,  diáconos, religiosas, consagrados e seminaristas. Nos dias 15 e 16, das 20h00 às 22h00, para os leigos. Os encontros serão na sede da ACIRP, Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto, na Avenida Bady Bassitt, 4052. Não há necessidade de inscrição prévia. Você pode ter outras informações pelo fone 32311224.

Aproveitemos esta oportunidade para aprofundar nossa formação teológica, assim poderemos, de modo mais consistente, dar as razões de nossa fé aos que nos interrogam.


+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário