quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA.

No Brasil, temos um mês, setembro, dedicado à Bíblia, Palavra de Deus. Justifica-se esta iniciativa por uma necessidade pastoral: tornar possível às pessoas ter, ler, compreender, viver, anunciar e celebrar a Palavra de Deus. Se de um lado a Sagrada Escritura suscita a atenção das pessoas, por outro, há uma longa tarefa a ser realizada para que ela seja devidamente acolhida.

Neste ano de 2013 o “Mês da Bíblia” tem como tema “Discípulos e missionários a partir do Evangelho de Lucas”, que está em sintonia com a temática de 2012 que abordava o evangelho de Marcos. O lema “Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido”(Lc 15) “quer ressaltar a alegria, uma das características essenciais do discípulo que caminha, como ressuscitado, com o Mestre.”

A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, preparou dois livretos com subsídios para os trabalhos deste ano do mês da Bíblia. O primeiro é um conjunto de reflexões, com uma apresentação, introdução e conclusão, que nos introduz na leitura do evangelho de Lucas, em quatro capítulos: A obra de Lucas: o texto no seu contexto; Passos no caminho: o samaritano e o publicano; Alegrai-vos comigo encontrei o que tinha perdido; A caminho com o Cristo crucificado-ressuscitado.

O segundo livreto, além de uma apresentação e introdução, propõe quatro roteiros para encontros bíblicos, com os seguintes títulos: “A criança pulou de alegria em seu ventre”(Lc 1, 39-45); “Chegou perto dele, viu, e moveu-se de compaixão”(Lc 10, 25-35); “Zaqueu desceu depressa, e o recebeu com alegria”(Lc 19, 1-10); “Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido”(Lc 15, 1-3.11-32).

Os dois livretos com os subsídios podem ser encontrados nas paróquias, nas livrarias católicas ou na CNBB, através do e-mail: vendas@edicoescnbb.com.br . A utilidade destes materiais não se restringe ao mês de setembro, mas podem e devem ser usados em qualquer tempo como instrumentos adequados que ajudam numa aproximação sistemática ao evangelho de Lucas.

Temos uma proposta concreta para este mês de setembro de 2013: ir ao encontro do  evangelho de Lucas, que possui 24 capítulos; podemos  estudar um capítulo ao dia. Isto poderia ser realizado usando o método da Leitura Orante da Bíblia, que é um bom modo de aproximação da Palavra de Deus. Na Diocese de São José do Rio Preto, você encontra nas  paróquias um cartão com indicações práticas de como usar este método.

A leitura comunitária da Palavra de Deus em família, grupo, círculo bíblico ou na rede de comunidades, ou ainda em grupos ambientais, é um modo privilegiado de aproximação da Sagrada Escritura. Neste caso, o uso dos subsídios da CNBB ou do material oferecido pela Diocese de São José do Rio Preto, o livreto da rede de comunidades, pode ser um valioso auxílio.

Vivamos com empenho e alegria este setembro,  mês da Bíblia. Auxiliados pelo Divino Espírito Santo, aproximemo-nos de coração aberto da Palavra de Deus. “Que o Evangelho de Lucas, que também nos acompanha o ano todo por meio da liturgia, nos proporcione vivências marcantes para fazer o Reino de Deus crescer em nós e entre nós!”


+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto\SP

6 comentários:

  1. Excelência Reverendíssima Dom Tomé,
    Salve Maria!

    Não dê importância às reportagens desrespeitosas e mentirosas que estão sendo publicadas contra vossa excelência. Nesta cidade sempre acontece isso com o bom clero. Sei de um bom padre (há anos atrás)de uma paróquia aqui da cidade que doutrinária e moralmente era bem católico... bem, acabou sendo expulso da paróquia onde era pároco.
    Tenha certeza que os fiéis católicos estão do lado de vossa excelência, pois estão do lado de Deus e da Santa Mãe Igreja.
    Salve Maria! Rezamos por vossa excelência.

    Nathan de Matos.
    São José do Rio Preto / SP

    ResponderExcluir
  2. Reverendíssimo Dom Tomé,
    Paz e Bem!
    Faço minhas as palavras contidas no Artigo do Dr. João Batista Queiroz, publicado no Jornal Diário da Região no dia 31/08/2013.

    Zenaide de Oliveira
    São José do Rio Preto

    ResponderExcluir
  3. Reverendíssimo Dom Tomé,
    Paz e Benção!
    Sinto falta de suas mensagens calorosa e edificantes nas paginas do facebook, porque deletou? Sempre te acompanhava pelo face .
    Não dê importância às reportagens desrespeitosas e mentirosas que estão sendo publicadas contra vossa excelência.
    O Sr. não está só, seu rebanho fiel está unido com orações.
    Bispo que comandou a Arquidiocese de São Paulo, esta grande cidade que sempre te acolheu e estará sempre contigo.
    Saudades
    Maria do Carmo de Morais
    Paróquia Nossa Senhora das Mercês – SP. ( Mercedarios)
    Maria.demorais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dom Tomé!
    Saudades de sua mensagem todas as manhãs no facebook.
    Que Deus permita voltar logo a postar suas mensagem ...
    que Deus e nossa senhora te proteja de todas as maldades deste mundo ...
    saudades
    Venery Gomes de Araujo
    email. venery0681967@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. CORRIGINDO EMAI - venery06081967@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Reverendissimo Bispo Dom Tome.

    Estamos rezando para o senhor, quando um padre,Bispo, Arcebispo e cardeal coordena e administra bem ,entra as partes de tal ciumes e Inveja,com falsas calunias, mas sabemos que o senhor esta firme e de cabeça erguida, que maria passa na frente, interceda ao senhor jesus que nossa diocese será muito quista com a sua administração de um bom Pastor.
    Que Deus te abençoe muito e não fraqueje não, seja firme e continua na sua Fé .
    Paz e muita força,porque estamos torcendo para o senhor.

    Um leigo fiel á sua Igreja .Amem.

    ResponderExcluir