sexta-feira, 5 de julho de 2013

ATENÇÃO!!! A CIDADE DO RIO DE JANEIRO SERÁ “INVADIDA.”

Por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo, a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, porta de entrada do Brasil, será invadida por jovens de cento e setenta e dois países, incluindo o Brasil, entre os dias vinte e um e vinte e nove de julho de dois mil e treze. Quantos serão? Dois milhões? Um milhão e meio? Um milhão? Quinhentos mil? Duzentos e cinquenta mil?

É a cidade e a Arquidiocese do Rio de Janeiro recebendo a Jornada Mundial da Juventude, iniciativa do Beato Papa João Paulo II, continuada pelo Papa Bento XVI e assumida pelo Papa Francisco, que faz a sua primeira viagem internacional, logo ao Brasil, como Sucessor do Apóstolo Pedro, Bispo de Roma e Papa na Igreja Católica Apostólica Romana.

Eu não quero estar enganado, mas o foco da Jornada Mundial da Juventude é a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É Ele a razão do deslocamento dos milhares,  milhão ou milhões de jovens, (quem é que sabe a quantidade exata?), para uma semana na cidade do Rio de Janeiro. É Ele, Nosso Senhor Jesus Cristo,  a razão do deslocamento do Santo Padre o Papa Francisco para o Brasil.

Jovens, padres, bispos, religiosos, consagrados  e o  Papa, somos todos peregrinos ao encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos convidou e nos aguarda na cidade maravilhosa. Ao encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nosso Senhor Jesus Cristo ao nosso encontro. Encontro de Deus com seu povo. Encontro do povo com Deus. Isto no Rio de Janeiro, Brasil, na quarta semana do mês de julho. Não podemos perder este foco.

Há um lema a nortear a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!”(Mt 28,19). É uma palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado aos Apóstolos, momento antes de sua subida ao céu. Discípulos de quem? Discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Jornada é um instrumento, um meio, para realizar um fim: chamar os jovens para o discipulado de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ouço muitos falando do distanciamento da juventude da vida de fé e eclesial. Constatei isso como padre. Em um horizonte maior, vejo o fato agora como bispo. Aqui está o “nó” da questão: o desconhecimento existencial, parcial ou total, da pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como posso seguir Nosso Senhor Jesus Cristo se não O amo? Como posso amar Nosso Senhor Jesus Cristo se não O conheço? Como posso conhecer Nosso Senhor Jesus Cristo se não me conduzem a Ele?

O anúncio explícito e insistente de Nosso Senhor Jesus Cristo aos jovens, em todos os lugares, em todos os tempos, de todas as formas, é uma urgência urgentíssima para que eles não sejam privados da salvação de Deus. O objetivo primeiro deste anúncio corajoso é possibilitar o encontro dos jovens com Nosso Senhor Jesus Cristo. O restante, vida de fé, moral e eclesial  é consequência, virá por acréscimo.

Caro jovem, conheça Nosso Senhor Jesus Cristo. Experimente-O, na fé. Ele veio para dar sentido à sua vida. D’Ele depende a sua salvação, o seu destino na eternidade, pois sua vida não é restrita a este mundo e a esta história. Jovem, você é imortal, destinado ao céu e à vida eterna. A porta de entrada para a vida eterna, o céu, é Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é a porta para a vida em plenitude, vida que começa aqui e agora. Não perca tempo, jovem! Diga sim a Nosso Senhor Jesus Cristo!


+ Tomé Ferreira da Silva.
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto\SP


Um comentário:

  1. SUA BENÇÃO DOM TOMÉ, QUERIA PARABENIZÁ-LO PELO SEU TRABALHO E UNÇÃO Á FRENTE DA NOSSA AMADA IGREJA, APROVEITANDO A OPORTUNIDADE QUERIA MUITO QUE O SENHOR ME AJUDASSE, SOU DE RIOLÃNDIA E TENHO AQUI JOVENS QUE ESTÃO DESESPERADOS PARA IREM A JORNADA, MAS INFELISMENTE NÃO CONSEGUIram O APOIO QUE PRECISAVA...SE HOUVER ALGUMA CHANCE AINDA POR FAVOR NOS COMUNIQUE, SÃO SEIS JOVENS ESTÃO SEDENDOS POR JESUS!!!!OBRIGADA, MEU E-MAIL mariarosangelam@hotmail.com, fone 17 32911161
    agradeço desde já sua antenção.

    ResponderExcluir