quinta-feira, 11 de julho de 2013

AOS 1500 JOVENS PEREGRINOS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO NA JMJ RIO 2013.

Queridos jovens da Diocese de São José do Rio Preto que estão indo como peregrinos, ou romeiros, à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 29 de julho.

Peregrino e romeiro são duas palavras que designam uma só realidade: a pessoa que parte, movida pela fé, para um lugar sagrado, buscando uma mais intensa comunhão com Deus.

A peregrinação faz parte da natureza das grandes religiões que, possuindo locais abençoados, convocam seus fiéis para partirem em busca do sagrado onde ele se manifesta de modo especial.

As três grandes famílias religiosas monoteístas com raízes comuns, Judeus, Muçulmanos e Cristãos, sempre realizaram peregrinações. Basta olhar na Bíblia, no Antigo Testamento, as peregrinações ao templo em Jerusalém. Está no “DNA” do cristianismo a experiência religiosa das peregrinações.

A cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 29 de julho, tornar-se-á um lugar sagrado, para onde se dirigirão jovens peregrinos provenientes de 172 países, incluso o Brasil. A Diocese de São José do Rio Preto, com seus cinquenta municípios e inúmeros distritos, participará com um grupo de 1500 jovens peregrinos, “oficialmente inscritos”. Creio que outros mais irão por conta própria sem prévia inscrição.

Caros jovens diocesanos, tomo a liberdade de dirigir-me a vocês através deste texto, na impossibilidade de falar-lhes pessoalmente. Algumas paternas considerações:
1. Vocês não estão indo ao Rio de Janeiro como turistas, para um evento cultural, mas como peregrinos participantes da Jornada Mundial da Juventude. O que os move é a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.

2. Vocês são membros da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo,  participam de paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, associações religiosas e novas comunidades. Os seus irmãos de fé e de Igreja vão com vocês em seus corações e, ao mesmo tempo, os conservam no coração e na oração.

3. No Rio de Janeiro, procurem, na medida do possível, participar de todos os eventos programados: catequeses, via-sacra, missas, vigília, exposições e shows.

4. Aproveitem ao máximo dos encontros com o Santo Padre o Papa Francisco.

5. Haverá oportunidades de confissão, faça uma boa confissão.

6. Aproveitem, indo e vindo, para conversarem e conhecerem melhor seus companheiros de peregrinação. Pensem juntos como podem viver a fé em Jesus Cristo e cooperarem na evangelização da juventude da Diocese de São José do Rio Preto.

7. Durante a Jornada Mundial da Juventude, aproveitem para conhecer e partilhar a fé com jovens de outros países e culturas diferentes, bem como com jovens de outras regiões do Brasil.

8. Sejam caridosos e prestativos com os que estiverem próximos. Não neguem auxílio, por mais simples que seja, aos  que precisarem.

9. Vocês farão parte de um grupo. Não se distanciem dele. Estejam atentos ao coordenador e solícitos para obedecê-lo.

10. Como é uma peregrinação, muita alegria, paciência e bondade.

11. Dicas práticas: Bíblia e terço; tênis, jeans e camisetas; boné e lenço para cobrir cabeça e pescoço; capa de chuva; remédios de uso diário; celular; saco de dormir; garrafa de água à mão; tenha na bolsa alguma fruta, bolacha ou barra de cereais; algum dinheiro reserva.

12. Os jovens estrangeiros desejarão trocar com vocês alguma lembrança alusiva ao Brasil. Por isso, levem algumas pequenas coisas que possam ser trocadas durante o evento.

Desejo-lhes santa e boa peregrinação. Deus os acompanhe! Estamos unidos a vocês no coração e na oração. Os que ficamos,  os acompanharemos pelas redes de televisão, sobretudo pela Rede Vida. Nossa Senhora, através do seu Imaculado Coração, os acompanhe.


+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto\SP

Um comentário:

  1. Eu gostaria muito de ter a chance de ir .Moro em S.J. do Rio Preto e nao tive a oportunidade de participar , quero muito ver o Papa e louvar a Jesus ,se possível me deixe acompanhá-los nessa jornada de muita fé,entre em contato comigo.https://m.facebook.com/vcassemiro2

    atensiosamente

    ResponderExcluir