quinta-feira, 22 de novembro de 2012

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO




O final do ano se aproxima: fim das aulas, perspectiva de férias, hora de avaliar e elaborar  metas para o ano vindouro. Pressentimos as cores, sons, sabores e odores do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos iniciar um tempo singular  que possui uma “magia” envolvente.

No domingo, 25 de novembro, celebrando a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, vivendo a última semana do tempo comum,  fechamos um ciclo na vida litúrgica da Igreja. Em dois de dezembro, domingo, iniciaremos o tempo do Advento.

“Eis que vem teu rei ao teu encontro, ele é justo, ele salva”(Zc 9, 9).
Jesus Cristo é Rei! Na casa de Pilatos Ele manifesta a sua realeza:
“Pilatos tornou a entrar no palácio, chamou Jesus e perguntou:

- Você é o rei dos judeus?

Jesus respondeu:

- Esta pergunta é do Senhor mesmo ou foram outras pessoas que lhe disseram isso a meu respeito?
- Por acaso eu sou judeu? _ Disse Pilatos. _ A sua própria gente e os chefes dos sacerdotes é que o entregaram a mim. O que foi que você fez?

Jesus respondeu:

- O meu Reino não é deste mundo! Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus seguidores lutariam para não deixar que eu fosse entregue aos líderes judeus. Mas o fato é que o meu Reino não é deste mundo!
- Então você é rei? _ Perguntou Pilatos.

- É o senhor que está dizendo que eu sou rei! _ respondeu Jesus. _ Foi para falar da verdade que eu nasci e vim ao mundo. Quem está do lado da verdade ouve a minha voz.

- O que é a verdade? _ Perguntou Pilatos”(Jo 18, 33-38).

Jesus Cristo é Justo!

Dizer que Jesus Cristo é justo é afirmar que Ele é santo. A santidade, ou a justiça, é um atributo de Deus, Ele é “santo, santo, santo”, como rezamos na missa, para mostrar que é santíssimo.

Jesus Cristo é o Salvador!

Porque é santo, justo, Nosso Senhor Jesus Cristo é fonte da santidade para a pessoa humana. N’Ele a pessoa humana é justificada, santificada.

À medida que acolhe a salvação de Jesus Cristo em sua vida, a pessoa humana o aceita como seu rei. Reinando na vida de seus amigos, Ele faz com que as características de seu reino sejam também impressas no mundo e na história.

Nosso Senhor Jesus Cristo, rei do universo, justo e salvador, nos oferece a santidade de Deus e nos faz participantes da vida divina. Por nosso intermédio, o mistério do seu reino transforma a realidade histórica e mundana, num processo conduzido pelo Divino Espírito Santo.

Celebrar anualmente a realeza de Jesus Cristo é ter a alegria e o privilégio de poder contribuir com nossa vida, palavra e ações para que o seu reinado em nós, e entre nós, revele de algum modo a beleza do seu reino, que será pleno na eternidade, referência para nossa presença transformadora no mundo e na história, hoje tão marcados pela falta de amor, justiça e paz.

Deixe Nosso Senhor Jesus Cristo reinar em sua vida!

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto.

Um comentário:

  1. Texto iluminado pelo Espírito Santo de Deus, Dom Tomé. Deixemos o Filho reinar, com as bênçãos do Divino Pai Eterno!

    ResponderExcluir