quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

Caro filho e querida filha,
 
Graça e paz!
 
Na memória de São Cosme e Damião, nesta manhã de vinte e seis de setembro de dois mil e doze, volto meu olhar, pensamento e coração aos fiéis da Diocese de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, bem como aos homens de boa vontade que residem em seu território. Deus seja louvado!
No dia dezessete de setembro do ano em curso, memória de São Roberto Belarmino, na hora em que o sol, tendo atingido o píncaro, iniciava sua descida ao poente, a Igreja solicitou-me que abrisse uma fresta em meu coração e por ela deixasse entrar em minha vida e ministério o Povo de Deus que habita na Diocese de São José do Rio Preto. Desde então, tenho-os já em meu coração; agora, como São Paulo, também suplico: “Dai-nos lugar em vossos corações”(2 Cor 7,2a).
 
Na fé, curvo-me, afirmativamente, à vontade do Santo Padre o Papa Bento XVI, que me envia e doravante deseja-me  como Bispo da octogenária Diocese de São José do Rio Preto. E o faço em espírito filial e discipular, na e com a Igreja, Mãe e Mestra, a quem desejo sempre servir com coração de um operário da vinha do Senhor e consciência de  um  pecador convertido e servo inútil.
No aguardo do dia do início desta missão, dentro em breve, convido-os à oração, para que ela nos predisponha a realizar com liberalidade e alegremente a vontade do Senhor Jesus Cristo: “Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”(Mt 5,48). Santidade que é dom de Deus Pai e resposta nossa, construída na verdade e caridade, objetivo primeiro e último da Igreja na sua ação querigmática, evangelizadora, sacramental e pastoral.
 
 
Unidos pelo Espírito Santo, peçamos a intercessão terna e materna de Nossa Senhora, invocada com o título do Imaculado Coração de Maria, e de São José, pois, como afirma Santo Agostinho: “Maus pastores, livre-nos Deus, infelizmente o somos; bons, valha-nos Deus, só o podemos  com a sua graça. Por isto também a vós, meus irmãos, ‘prevenimos e rogamos a que não recebais em vão a graça de Deus’(2 Cor 6,1). Tornai frutuoso o nosso ministério. ‘Sois plantação de Deus’ (1 Cor 3,9). Recebei de fora quem planta e quem rega; por dentro, aquele que dá o incremento. Ajudai-nos não só rezando, mas obedecendo; para que nos maravilhe não tanto o estar à vossa frente quanto o vos ser útil”( Sermo 140, 1: PL 38, 1484 ).
 
Amplexo e todo bem!
 + Tomé Ferreira da Silva.

15 comentários:

  1. Dom Tomé, sua bênção!
    Seja muitíssimo bem vindo à Diocese de São José do Rio Preto. Aguardamos sua chegada cheios de alegria e esperanças, rogando a Nosso Senhor e Nossa Mãe do céu que o cubra de bênçãos, forças e coragem para enfrentar todas as situações que se apresentarão ao senhor.

    Salve Maria!
    Cleunice Maria de Lima Guimarães Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vossa Excelência Reverendíssima, sua bênção!

    Sinta-se muito bem vindo à nossa diocese, e conte com nossas orações. Desde hoje, tendo esta feliz notícia, o senhor está nas minhas intenções no Santo Terço.

    Salve Maria!

    Com a Sagrada Família sempre, Kleber.

    ResponderExcluir
  4. Dom Tomé,No meu coração o senhor já tem o seu lugar. Desde antes da nomeação já rezava pedindo a Nossa Senhora por um bom pastor. E a Mãe sempre nos atende. Seja muito bem vindo (DAGMAR)

    ResponderExcluir
  5. Seja muito bem vindo em nossa diocese! Estamos esperando Vossa Excelência Reverendíssima cheios de esperança para um tempo novo e melhor.

    ResponderExcluir
  6. Querido pastor, vamos sentir muito a sua falta! Um afetuoso abraço. CICERO JORGE FRANCO CUNHA - VOCACIONADO REG. IPIRANGA

    ResponderExcluir
  7. Receba as boas vindas à Diocese de São José do Rio Preto. Conte conosco em tudo que precisar. Será uma honra recebê-lo.
    Grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  8. Reverendíssimo Dom Tomé, Salve Maria!
    É com muita alegria que recebi a notícia de que o senhor será o Bispo de nossa Diocese de São José do Rio Preto. Estamos precisando muito de um pastor!
    Colocarei o senhor nas intenções do meu Terço diário.
    Que o Imaculado Coração de Maria sede o guia do senhor nesta Diocese.
    Nathan de Matos Onha Ferreira.

    ResponderExcluir
  9. Estamos felizes com a Vossa vinda à nossa Diocese,como nosso Pastor.Seja muito bem-vindo!

    ResponderExcluir
  10. Dom Tomé, a Diocese de Rio Preto o espera com ansiedade. Sua benção. Leandro.

    ResponderExcluir
  11. Seja bem vindo Dom Tomé. Que venha para contribuir com o progresso e aproximação de todas as seitas e credos dos homens e mulheres que tenham fé em Deus.

    Nelson Gonçalves, jornalista

    ResponderExcluir
  12. Dom Tomé, em nossa vida cristã-católica, não nos esquecemos de alguns padres que passamos por confissão. Lembro-me de uma confissão que fiz com o senhor quando pároco de Três Corações - Sagrada Família e fiquei bastante emocionado em razão da situação que passava no momento. Lembro-me de sua caridade quando apertou minha mão como irmão que queria me ajudar e estendeu a mão com o seu lenço pessoal para enxugar o meu rosto. Isto já o traçava como um futuro Pastor Episcopal. Irei assistir a ordenação presbiteral do Frei Roberto Ishara, dia 20 de outubro p.vindouro, para vê-lo, pelo menos, pois fiquei surpreso com a notícia da transferência para S.José do Rio Preto. Frei Roberto é um Frei que certamente alegra São Francisco na eternidade, visto sua doçura de pessoa. Infelizmente o localizei muito tarde na proximidade. Estarei rezando pelo senhor. Desculpe-me por não colocar o meu nome.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, seje bem vindo com a graça do espirito santo, a nossa diocese, nos leigos te acolhemos e damos garças a Deus pai por ja ter o Sr como nosso pastor, damos as nossas boas vindas temos em nossa cidade varias pastorais e instituições que necessitam de uma palavra amiga como nosso ANO DA GUARDA, em que temos como nossa especial pessoa a iermã Trezinha pessoa e freira concentrada no faz se dispos a fazer caro Dom Tomé o nosso coração ja arde de saber que o Sr breve muito breve estara entre nos nos orientando e guiando nossos caminhos gostaria, ...sei que é complicado e quase impossivel falar com o Sr, visto que nossa diocese é imensa e teras muito trabalho, só rougo a Deus paie a Nossa Senhora que te abençoe e seje bem vindo, do casl Waldemar e Maristela, filhos Lucas e Gabriela, genros Mateus , Julia

    ResponderExcluir
  14. É com muita alegria que aguardamos o senhor como nosso pastor.
    Nossa cidade e diocese de são josé do rio preto estará em festa para te receber.
    Conte sempre com nossa amizade e orações para conduzir seu rebanho.
    Sua benção.
    José Antonio Cândido Alves
    Comunidade da basilica menor de N.S.Aparecida

    ResponderExcluir
  15. Reverendíssimo D.Tomé seja bem vindo !!!
    A nossa cidade de rio preto espera o senhor com muita alegria e te acolhe em nosso coração como nosso pastor.
    Sua benção.
    José Antonio Cândido Alves
    Comunidade da basilica menor de N.S.Aparecida

    ResponderExcluir