terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dom Sérgio de Deus Borges


A Arquidiocese de São Paulo tem no Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer o seu Arcebispo Metropolitano. Esta única Arquidiocese, para permitir, do melhor modo possível, a ação pastoral, é dividida em seis regiões episcopais, denominadas de Sé, Santana, Brasilândia, Lapa, Belém e Ipiranga, que não são dioceses, mas integram a única Arquidiocese de São Paulo.

O Arcebispo, diante da multiplicidade das tarefas e do grande número de fiéis confiados aos seus cuidados, solicita à Santa Sé a ajuda de colaboradores bispos que possam contribuir para que leve a termo a missão a ele confiada.

O Santo Padre o Papa nomeia bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Paulo, de acordo com a necessidade, em número de seis, nem todos ao mesmo tempo, correspondendo ao número das regiões episcopais, de tal modo que em cada uma delas tenha um bispo auxiliar como vigário episcopal que, por sua vez, age sempre e necessariamente em sintonia e comunhão com o Arcebispo Metropolitano.

No último dia 18 de agosto, aconteceu na cidade e diocese de Cornélio Procópio, no Paraná, a ordenação episcopal de Dom Sérgio de Deus Borges, egrégio membro do presbitério daquela diocese, nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo.

A presidência da celebração da ordenação episcopal de Dom Sérgio foi do Ordinário Local, Dom Getúlio, tendo como co-ordenantes Dom Odilo Pedro Scherer e Dom Edmar Perón. Vários bispos presentes, muitos sacerdotes, religiosas e seminaristas e um grande número de leigos. Tudo aconteceu na quadra poliesportiva do Colégio Santa Teresinha, das Irmãs Dominicanas, que se transformou num espaço sagrado e celebrativo.

Dom Sérgio é então o mais novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em idade e em ordenação. Além de sua formação filosófico-teológica, é mestre e doutorando em Direito Canônico. Além de Pároco, era professor da Faculdade de Teologia em Londrina, Paraná, bem como presidente do Tribunal Eclesiástico daquela Província Eclesiástica. É o atual presidente da Associação dos Canonistas no Brasil.

Dom Sérgio de Deus Borges tomará posse do seu ofício canônico na Arquidiocese de São Paulo no dia dois de setembro, na Catedral da Sé, em solene Concelebração Eucarística presidida pelo Digníssimo Arcebispo Metropolitano Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. No mesmo dia, às 19 horas, na Igreja de Santana, em Santana, será acolhido pelos fiéis leigos, religiosos e presbíteros como o Vigário Episcopal daquela Região.

Agradecemos a Deus a escolha e a ordenação de Dom Sérgio para o episcopado. Reconhecimento ao Santo Padre o Papa pela sua designação para a Arquidiocese de São Paulo.  Somos gratos a Dom Sérgio pela sua prontidão em responder sim ao chamado da Igreja para o exercício deste ministério como membro do Colégio Episcopal. Muito obrigado à Igreja de Cornélio Procópio que o gerou e educou na fé, que esculpiu o seu coração sacerdotal e o levou à maturidade e agora o oferece à Igreja em um horizonte mais amplo, partilhando da riqueza de seu presbitério.

Unamo-nos na oração e na amizade a Dom Sérgio de Deus Borges, acolhendo-o com alegria na Arquidiocese de São Paulo e prestando-lhe nossa amizade e obediência, reconhecendo nele um Sucessor dos Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo.


+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. 

Um comentário:

  1. Participei da ordenação episcopal em Cornélio Procopio Pr. Foi muito linda muitos méritos nesta nova caminhada.Que Deus sempre ilumine seus caminhos!

    ResponderExcluir