sexta-feira, 25 de maio de 2012

Santíssimo Corpo e Sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo


No próximo dia sete de junho, em todo o mundo, celebra-se a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. É um dia para ser santificado; e podemos fazê-lo com nossa participação na Santa Missa, acompanhando a Procissão do Santíssimo Sacramento, dedicando uma parte do dia para a prática da caridade e para o saudável convívio com a família e os amigos.

Durante a celebração da Santa Missa, faz-se a consagração do pão e do vinho, que se tornam, pela ação do Divino Espírito Santo, o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, repetindo o que Ele mesmo fez na Ùltima Ceia, antes de sua morte e ressurreição.

A presença de Jesus Cristo na Eucaristia, com seu Corpo e Sangue, não é momentânea, mas permanente. O que resta da comunhão dos fiéis é devidamente guardado no sacrário, disponibilizado para ser levado aos enfermos, idosos e doentes, ou ainda para pessoas impossibilitadas de participarem da Missa, mas que se reúnem em comunidade para ouvirem a Palavra de Deus.

O Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, não consumidos durante a Missa, são objeto da adoração dos fiéis, que reconhecem nas espécies do Pão e do Vinho consagrados a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, com seu corpo, sangue, alma e divindade. Adorar a Nosso Senhor Jesus Cristo presente na Eucaristia é um ato de fé, um ato em profunda sintonia com a Missa celebrada.

Há setenta anos passados realizou-se em São Paulo um Congresso Eucarístico Nacional. Foi a partir deste evento que surgiu a construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida aqui no bairro do Ipiranga, na Rua Labatut, que acolheu a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda para São Paulo nesta ocasião.  

Na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, participar da Santa Missa e da Procissão do Santíssimo Sacramento é demonstração de nosso amor a Jesus Cristo, reconhecendo-O como nosso único e divino Salvador. É  manifestação pública de nossa fé no Filho de Deus, morto e ressuscitado, que entregou o seu Corpo e Sangue para a nossa salvação.

Na Arquidiocese de São Paulo, neste ano de 2012, no dia 07 de junho, somos convidados a participar da Procissão do Santíssimo Sacramento e da Celebração da Santa Missa como fiéis de uma só Igreja, reunindo numa única celebração todos os fiéis, sejam leigos, consagrados, diáconos, padres e bispos.

A Procissão do Santíssimo Sacramento terá início às nove horas, saindo da Igreja de Santa Efigênia, passando pelo Mosteiro de São Bento, Praça do Patriarca, Convento São Francisco e Praça da Sé, onde acontecerá a concelebração da Santa Missa. O acesso a estes lugares é muito fácil, pois se encontram próximos a várias estações de metrô e a diversas linhas de ônibus.

Vamos adorar a Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar! Venha rezar conosco, você, sua família e os que são seus amigos, nesta festa de amor e de testemunho de nossa fé em Jesus Cristo, nosso único e divino Salvador.


+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Auxiliar de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário