quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dez anos de Ministério Episcopal

A Arquidiocese de São Paulo recordou neste dia dois de fevereiro os dez anos do ministério episcopal de Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal da  Igreja. Olhar com carinho cristão a pessoa do bispo é reconhecer nele um membro da sucessão do Colégio dos Apóstolos, desejado por Jesus Cristo como continuador de sua missão no mundo e na história.

Enquanto Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Santana, Dom Odilo idealizou e iniciou a construção do centro pastoral no Tucuruvi, para responder às necessidades pastorais das paróquias que se encontram na zona norte da cidade. Hoje, já acabada, esta obra, planejada especificamente para este fim, é a maior e melhor estrutura pastoral da Arquidiocese de São Paulo.

Nos anos que esteve em Brasília, DF, como Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Odilo contribuiu decisivamente para a criação e implementação das “Edições CNBB”, responsável pela publicação no Brasil dos documentos produzidos pelo episcopado brasileiro e pela Santa Sé, bem como de textos diversos que auxiliam a vida cotidiana de nossas paróquias.

Ao mesmo tempo, as Edições CNBB proporciona aos fiéis o acesso à “tradução oficial” da Bíblia Sagrada, conhecida como “Bíblia da CNBB”, texto que é usado em todas as celebrações litúrgicas realizadas no Brasil, aprovado pela Santa Sé. Assim, ela disponibiliza para o grande público uma tradução de alto nível da Bíblia  e num valor acessível a todos os fiéis.

Como Arcebispo em São Paulo, Dom Odilo proporciona diversos avanços teológico-pastorais com a elaboração e publicação do Diretório dos Sacramentos, o 10° Plano de Pastoral, o Diretório Para a Vida e o Ministério dos Diáconos Permanentes e a Carta Pastoral “Paróquia, torna-te o que tu és”. Outras orientações sistematizadas estão a caminho como o Diretório Para a Formação dos Presbíteros, o Diretório Pastoral, o Diretório Litúrgico e a elaboração do 11° Plano de Pastoral.

Dom Odilo foi o grande protagonista da realização do Primeiro Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo, respondendo a uma necessidade missionária e a um apelo da Igreja no Brasil, através do Regional Sul 1 da CNBB, que reúne as Dioceses do Estado de São Paulo. Este evento vai desencadeando uma série de outras posturas que vão oferecendo novos modos de apresentar Jesus Cristo  à população de São Paulo.

No centenário da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo fez ecoar o brado de que “Deus habita esta cidade”. Na recordação da história, as iniciativas pastorais, nesta oportunidade, nos ajudaram a viver o presente e a delinear passos futuros iluminados pelas conclusões da Vª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida no ano de 2007.

A memória destes elementos, poucos diante do muito que tem realizado, nos ajuda a compreender a pessoa e a ação pastoral de nosso Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, a quem abraçamos, saudamos e manifestamos nossa filial amizade. Asseguramos em suas intenções nossas humildes preces e nossa obediência na fé, reconhecendo nele um sucessor dos Apóstolos.


Confira abaixo algumas fotos da missa em comemoração aos 10 anos de Ministério Episcopal de Dom Odilo.



+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Auxiliar de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário