sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012


A Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil, realiza de vinte e dois de fevereiro a primeiro de abril do ano em curso, a quadragésima oitava Campanha da Fraternidade, este ano com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”(Eclo 38,8).

“A saúde integral é o que mais se deseja. Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas”.

O objetivo geral desta Campanha da Fraternidade é “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde”.

Os objetivos específicos podem ser assim apresentados: “Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável; sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade; alertar para a importância da organização da pastoral da saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe; difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade; despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação de seu justo financiamento; qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde”.

Durante este tempo, somos convidados a rezar a seguinte oração: “Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão, se faça sempre mais solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém!”

Não é a primeira vez que a Igreja aborda a temática da saúde na Campanha da Fraternidade. Em 1981, com o tema “Saúde e Fraternidade” e o lema: “Saúde para todos”; em 1984, com o lema “Fraternidade e vida” e o lema “Para que todos tenham vida”.

“A Igreja, nessa quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da saúde pública e levar os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte. E, ao mesmo tempo, exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Que ela se difunda sobre a terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado”(Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB)

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Auxiliar de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário