sexta-feira, 9 de setembro de 2011

“TRAVESSIA: PASSO A PASSO, O CAMINHO SE FAZ.”


Setembro é o mês da Bíblia, a Palavra de Deus. Embora seja o livro com a maior impressão gráfica em todo o mundo, e também o mais lido, a Bíblia ainda não está presente na vida de todas as pessoas ou em todas as famílias brasileiras. Em relação à Palavra de Deus, há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à sua aquisição, leitura, compreensão, vivência, oração e anúncio.
O livro proposto para leitura e estudo neste mês de setembro é o Êxodo, do capítulo quinze ao dezoito. O material disponibilizado para acompanhar a leitura e ajudar no estudo é obra da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, podendo ser adquirido através do e-mail vendas@edicoescnbb.com.br, ou pelo telefone 61-2193 3019. Também na Igreja ou Paróquia que você freqüenta é possível obter o material ou outras informações.
A experiência do êxodo não é realidade do passado. “O êxodo continua na nossa vida. Para melhor entender e viver esta realidade, olhamos para o passado: a marcha do povo antes de chegar ao Monte Sinai. As dificuldades enfrentadas pelo povo daquela época assemelha-se ás nossas. Ver como foram resolvidas na época de Moisés nos ajuda a enfrenta-las hoje.”
“O tema do mês da Bíblia de 2011 é ‘Travessia: passo a passo, o caminho se faz’. Esta travessia segue o roteiro apresentado em Ex 15, 22 – 18, 27. A escolha se justifica, pois o êxodo e a caminhada são realidades vividas no dia a dia do povo de Deus. Também nós estamos em contínuo movimento de vencer etapas e realizar projetos. ‘ Não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura da que está para vir’.(Hb 13,14). Assim como o Povo de Deus pode declarar: ‘o Senhor nos tirou do Egito com mão forte e braço estendido’(Dt 26,8), também nós temos certeza de que o Senhor está conosco.”
“Para viver o projeto de povo libertado, a comunidade dos filhos de Israel enfrentou desafios: falta de água saudável, falta de alimento, falta de organização, ameaça de inimigos. Teve momentos de crise, muita murmuração, dúvidas e até revolta contra Deus. No entanto, em cada etapa, soube enfrentar os problemas, passo a passo, sem deixar de avançar em busca da terra da promessa.”
“O lema escolhido ‘Aproximai-vos do Senhor’(Ex 16,9) é um convite a renunciar aos ídolos mudos e retomar a caminhada, fiéis ao Senhor. Somente Ele é o Deus da vida que ouve as súplicas e se compadece (...). Fazer caminhada com o povo de Deus é reconhecer os gestos e sinais do amor de Deus na história e renovar a Aliança como eles fizeram – ‘É ao Senhor que serviremos’(Js 24, 21).”
Caro leitor, convido você a fazer a experiência de nestes dias de setembro dedicar um tempo bom para a leitura, meditação, oração e estudo da Palavra de Deus, sobretudo o texto do livro do Êxodo 15, 22 – 18, 27. Ele inspirará você a uma vida melhor, descortinando-lhe novos horizontes e novas esperanças.
+ Tomé Ferreira da Silva.
Bispo Auxiliar de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário