sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CHEGA EM SÃO PAULO A CRUZ DE JESUS CRISTO.


No dia quatorze de setembro celebra-se a festa da Exaltação da Santa Cruz, que tem suas raízes no século IV quando o imperador Constantino construiu uma basílica no Gólgota e outra no sepulcro de Cristo Ressuscitado. “A Igreja celebra neste dia o triunfo da Cruz, que é instrumento e sinal de salvação”, por isso rezamos: “Ó Deus, que para salvar os homens dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção.”
No Mistério da Cruz de Jesus Cristo manifesta-se a palavra final de Deus sobre o mundo, o seu amor pela pessoa humana. O Apóstolo São Paulo explica: “Cristo Jesus tinha a condição divina e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz”( Fl 2, 6-8 ).
O Evangelista São João, reproduzindo uma conversa de Jesus Cristo com Nicodemos, mostra o Mistério da Cruz como a salvação de Deus para a humanidade: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem, a fim de que todo aquele que crer tenha nele a vida eterna. POIS DEUS AMOU TANTO O MUNDO QUE ENTREGOU O SEU FILHO ÚNICO, PARA QUE TODO O QUE NELE CRER NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA. Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3, 13-17).
Em julho de 2013 realizar-se-á no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude com o Papa. Como ocorreu nos países onde já foi realizada, a sua preparação é marcada com a peregrinação de uma Cruz que o Beato Papa João Paulo II entregou aos jovens, agora acompanhada com um ícone de Nossa Senhora.
O Brasil receberá a Cruz Peregrina, e o ícone de Nossa Senhora, no dia 18 de setembro, nesta cidade de São Paulo, em um evento nas dependências do Campo de Marte, das 9:00 as 21:00 horas. A partir desta cidade, retrato e síntese do Brasil, a Cruz peregrinará pelas dioceses brasileiras, convocando os jovens e adolescentes para a Jornada de 2013.
A peregrinação da Cruz de Cristo no Brasil recordará que Deus “colocou no lenho da Cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde viera a morte; e o que vencera pela árvore do paraíso, na árvore da cruz fosse vencido, por Cristo Senhor nosso.”
Convido você a ir ao Campo de Marte no dia dezoito de setembro, das 9:00 as 21:00 horas, para acolher a Cruz de Jesus Cristo, num momento único de fé, de oração e reflexão. Será dia de festa, música e shows com diversos padres cantores e bandas católicas. A entrada é grátis e você pode chegar a qualquer hora do dia. O momento para a chegada da Cruz e o início da Santa Missa está previsto para as 15:30 horas.
Juntos, rezaremos diante da Cruz de Jesus: “NÓS VOS ADORAMOS E VOS BENDIZEMOS SENHOR JESUS CRISTO, PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO.”
+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Auxiliar de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário